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Title: Concepções de linguagem e ensino: uma opção política
Authors: Máximo, Mariana Inacio de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Feres, Beatriz dos Santos
metadata.dc.contributor.members: Feres, Beatriz dos Santos
Dutra, Vânia Lúcia Rodrigues
Daher, Maria Del Carmem
Issue Date: 2013
Abstract: A pesquisa, direcionada pelos conceitos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART 2009; TRAVAGLIA, 2003 E GERALDI, 1997; 2011), trata das atividades sociais mediadas pela linguagem e permite investigar as concepções de linguagem que permeiam as práticas pedagógicas refletidas nas questões do SAERJINHO (SEEDUC/RJ, 2012) e nas atividades avaliativas dos professores de língua portuguesa para o 9o ano de escolaridade do Ensino Fundamental. Os postulados da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso (CHARAUDEAU, 2009; 2001a) fundamentam a opção por uma metodologia de ensino de língua materna que visa ao desenvolvimento de competências de linguagem. Parte-se do pressuposto de que a apropriação dos gêneros textuais (MARCUSCHI, 2008), conforme apregoado pelas diretrizes oficiais (BRASIL, 1998) apresenta implicações políticas (FREIRE, 1989) e poderia resultar na percepção da prática pedagógica crítica baseada na realidade do aluno. Constata-se, porém, que, nas atividades avaliativas analisadas, essa metodologia não se revela efetivamente compreendidas.
metadata.dc.description.abstractother: The research, directed by concepts of Socio-Discursive Interacionism (BRONCKART, 2009; TRAVAGLIA, 2003 and GERALDI, 1997; 2011), considers the social activities mediated through languages e allows to investigate the conceptions of languages that permeates the pedagogical practices reflected on SAERJINHO questions (SEEDUC/RJ, 2012) and on the evaluated activities of Portuguese teachers to the 9 th grade of Elementary School. The postulates of Semiolinguistics Theory of Discourse Analysis (CHARAUDEAU, 2009; 2001) justify the option for a methodology of teaching mother tongue that aims the development of language competences. It starts of assumption that the appropriation of textual genres, as proclaimed by the official guidelines (BRASIL, 1998), presents political implications (FREIRE,1989) and could result on the perception of critical pedagogical practices based on the students reality. It appears, however, that, in the activities analyzed, this methodology does not reveal actually understood.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9714
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