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Title: O papel da universidade corporativa no desenvolvimento de gestores: mapeamento de lições aprendidas e formulação de critérios para melhor gerenciamento
Other Titles: The role of corporate university in the development of managers: mapping lessons learned and formulation of criteria for better management
Authors: Barreiras, Fatima Cristina
metadata.dc.contributor.advisor: Vieira, Fernando de Oliveira
metadata.dc.contributor.members: Meiriño, Marcelo Jasmim
Oliveira, Lucia Barbosa de
Issue Date: 2019
Abstract: As empresas competitivas vêm percebendo que investir na capacitação de seus funcionários e gestores, seja por questões gerenciais ou por pressões oriundas do segmento de negócio em que atuam, gera um diferencial para acompanhar a velocidade das mudanças e evolução das tecnologias e metodologias. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como a universidade corporativa contribui para o desenvolvimento de gestores, a partir da percepção destes. Tomou-se como cenário para a investigação, duas empresas brasileiras localizadas no estado do Rio de Janeiro, com universidades corporativas consolidadas. Realizou-se entrevistas fundamentadas em roteiro semiestruturado, junto a gestores de diversas áreas de atuação e níveis de gestão. Como resultado identificou-se que mesmo com algumas limitações e ainda que o retorno de sua atuação não esteja efetivamente aferido, é inegável que a existência das universidades corporativas valoriza, provoca um enriquecimento e uma evolução às funções do antigo setor de treinamento. O desenvolvimento de gestores passa a ter um caráter contínuo, permanente e vinculado ao negócio. Proporciona uma educação que favorece as alianças estratégicas, incluindo a participação de parceiros do negócio no processo de aprendizagem contínua das universidades corporativas. O alinhamento com a cultura, valores, objetivos e competências estratégicas, eleva o patamar de competitividade organizacional, fazendo com que a educação corporativa receba maior atenção da alta administração das organizações, inserindo-a efetivamente nas estratégias da organização. Como pontos de atenção temos a falta de integração do exercício da cidadania individual com a educação corporativa e a falta de indicadores que permitam medir a influência da UC nos resultados da empresa – sejam eles positivos ou não. As análises foram elaboradas para atender aos objetivos, levando-se em conta as lições aprendidas com a pesquisa.
metadata.dc.description.abstractother: Competitive companies have come to realize that investing in the training of their employees and managers, whether due to managerial issues or pressure from the business segment in which they operate, generates a differential to keep up with the speed of changes and evolution of technologies and methodologies. In this context, this research has as general objective to analyze how the corporate university contributes to the development of managers, based on their perception. As a scenario for the investigation, two Brazilian companies located in the state of Rio de Janeiro, with consolidated corporate universities. We conducted interviews based on a semi-structured script, together with managers from different areas of activity and levels of management. As a result, it has been identified that even with some limitations and even if the return of its performance is not effectively measured, it is undeniable that the existence of corporate universities values, enriches and evolves the functions of the former training sector. The development of managers has a continuous character, permanent and linked to the business. It provides education that favors strategic alliances, including engaging business partners in the ongoing learning process of corporate universities. The alignment with the culture, values, objectives and strategic competencies, elevates the level of organizational competitiveness, making corporate education receive greater attention from top management of organizations, effectively inserting it into the organization's strategies. As points of attention we have the lack of integration of the exercise of individual citizenship with corporate education and the lack of indicators that allow us to measure the influence of UC on company results - whether positive or not. The analyzes were elaborated to meet the objectives, considering the lessons learned from the research.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9729
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