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Title: Estratégias de polidez e mal-entendidos no fórum de notícias de um ava
Authors: Padilha, Jamille Antas
metadata.dc.contributor.advisor: Gonçalves, José Carlos
metadata.dc.contributor.members: Gonçalves, José Carlos
Savedra, Mônica Maria Guimarães
Coelho, Victoria Wilson da Costa
Valério, Kátia Modesto
Issue Date: 2013
Abstract: Mishra e Juwah (2006) apontam vários estudos que conPragmáticaluem que a interação é o elemento-chave no aprendizado, na retenção e nas percepções gerais do aluno em relação à eficácia da Educação a Distância. Propomo-nos a analisar as interações que ocorrem nesta modalidade de ensino tratando-as sob um viés linguístico. Amparamo- nos na Análise da Conversa Etnometodológica, na Sociolinguística Interacional e na Pragmática para buscar como a (im)polidez e os mal-entendidos ocorrem e se são partilhados entre alunos e professores-tutores os esquemas de conhecimento, enquadres interativos, os footings, as pistas de contextualização e a compreensão do contexto. Selecionamos, como corpus, as interações realizadas entre professores-tutores e alunos num curso de EaD, oferecido por uma instituição pública de ensino, em 2011, aos servidores e alunos da instituição. Os objetivos traçados para este trabalho são: (a) observar como ocorrem as trocas de turnos e como os alunos e os professores-tutores identificam os enquadres, os footings, as pistas de contextualização e o contexto; (b) analisar como os interactantes se valem das estratégias de polidez e preservação de faces nas interações e nas implicaturas conversacionais; (c) verificar como se manifestam a impolidez e os mal-entendidos. Dos resultados observados, percebemos a necessidade de os interactantes estarem presentes integralmente nas salas de aula virtuais, agindo de forma colaborativa e reconhecendo peculiaridades deste tipo de interação.
metadata.dc.description.abstractother: Mishra e Juwah (2006) suggest various researches that indicate that the interaction is the key element in learning, retention and in general perceptions of students regarding the effectiveness, in these virtual environments of learning. For both, we propose to expand the discussion about this type of interaction treating it accordingly to a linguistic perspective. Our research is based in the ethnomethodological conversation analysis, in Interactional Sociolinguistic and Pragmatics to verify how the (im)politeness and misunderstandings occur and if students and teachers-tutors share the diagrams of knowledge, the interactive adequations, the footings, the contextualization cues and the context understanding. We have selected as corpus the interactions between teachers- tutors and students in a Distance Education course, offered by a public institution of education, in 2011, to employees and students of the institution. The objectives established for this work are: (a) observe how the shift exchanges occur and how the students and the teachers-tutors identify the interactive adequations, the footings, the contextualization cues and the context; (b) analyze how the interlocutors use the strategies of politeness and preservation of faces in interactions and in the conversational implicatures; (c) check how the impoliteness and misunderstandings may appear. Within the results we realized the need of full time participation of the interactants in virtual classes, acting in collaborative way and recognizing the peculiarities of this type of interaction.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9750
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