MAIS QUE UM JOGO: CONSUMO DE SKINS POR MULHERES NO GAME LEAGUE OF LEGENDS
Machismo
Mulheres
League of Legends
Skin
Consumo
Machismo
Mulher; aspecto social
Consumption
Machism
Women
League of Legends
Skin
Mendes, Adler Ariel Moreno | Posted on:
2019
Abstract
Os games, na lógica contemporânea, abandonaram o tom de passatempo infantil, sendo praticados por todos os gêneros de diversas faixas etárias e de diferentes camadas sociais. Não só isso, como a contemporaneidade é atravessada pela era da comunicação digital, diferentes práticas surgem o que, consequentemente, afeta as relações sociais inseridas nesse período. O consumo, por exemplo, vem se alterando em função dessa lógica, com um número significativo de pessoas consumindo os chamados bens virtuais. Tendo como base Bourdieu (2017), Lipovetsky (2007) e Veblen (1983), além de outros autores, observo a associação entre games, sociedade, ambiente digital e consumo. A dissertação tem como objetivo primário entender a motivação das jogadoras no comércio de skins dentro do game League of Legends. Não ignoro o machismo e a violência simbólica exercida contra essas mulheres no jogo League of Legends. Este assunto será o objeto de discussão na presente dissertação. Destaco as etapas de entrevistas com jogadoras de League of Legends e um mensário netnográfico mantido por mim ao longo do mestrado. Através desses métodos consigo responder minhas hipóteses, explorando de que maneiras possuir skins é uma busca por status, uma busca pela autorrepresentação identitária, uma busca para se inserir dentro do grupo ou busca para fugir do machismo.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSubject(s)
ConsumoMachismo
Mulheres
League of Legends
Skin
Consumo
Machismo
Mulher; aspecto social
Consumption
Machism
Women
League of Legends
Skin
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: