O CASO PLAYBOY NA MÍDIA BRASILEIRA: QUANDO O COTIDIANO MITIFICA O CRIMINOSO AO REFORÇAR O ESTEREÓTIPO DE CRIMINALIDADE
Jornalismo
Discurso
Violência
Mídia
Mídia; aspecto social
Discurso
Estereótipo
Criminalidade
Daily
Journalism
Speech
Violence
Media
Briggs Júnior, Carlos Alberto Milhomens | Posted on:
2019
Abstract
Esta pesquisa propõe uma discussão acerca da manutenção do estereótipo de criminalidade diante das narrativas midiáticas, a serviço da classe hegemônica. Parte-se da perspectiva de que esse discurso objetiva garantir a manutenção da estrutura de classes. Assim, esta pesquisa procura também estabelecer um diálogo com os autores que analisam os discursos da mídia em relação a episódios de violência, sob a justificativa de compreender o processo de construção simbólica de localização do medo. A pesquisa central se baseia na análise das narrativas midiáticas produzidas pelos sites de notícias com maior alcance do Rio de Janeiro. Como pesquisa secundária, procurou-se entrevistar jornalistas das principais redações do Rio de Janeiro e que ocupam os mais variados cargos. Treze matérias dos principais sites de notícias do país sobre Luiz Fernando da Costa, mais conhecido como Fernandinho Beira-Mar, Luciano Martiniano, o Pezão, e Celso Pinheiro Pimenta, mais conhecido como Playboy, foram analisadas,em um movimento imbricado em Playboy na direção da imprensa carioca e vive-versa, tendo em vista a análise de que o bandido desloca a construção social de criminalidade e volta a garantir um lugar de fala na sociedade. Supõe-se, ainda, que esses movimentos contribuíram para a construção da memória social de Playboy muito além das páginas policiais. Dessa forma, procura-se analisar a construção simbólica de como Playboy se destaca em outros campos sociais, em uma perspectiva em que esses campos reproduzem parte do discurso hegemônico, por meio das narrativas midiáticas.
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Document type
DissertaçãoSubject(s)
CotidianoJornalismo
Discurso
Violência
Mídia
Mídia; aspecto social
Discurso
Estereótipo
Criminalidade
Daily
Journalism
Speech
Violence
Media
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