A AFETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
Ensino-aprendizagem
Afeto
Aprendizagem
Ensino
Affectivity
Teaching and learning
Amorim, Carolina de Souza | Posted on:
2015
Abstract
A análise empreendida neste trabalho objetiva compreender como a questão afetiva na prática docente interfere nos processos que ocorrem no ambiente escolar. A fim de responder essa questão, o estudo empreendido parte da análise de processos em que pode surgir a questão afetiva no ambiente escolar e busca identificar como a prática docente com foco nessa perspectiva pode interferir neles. A metodologia utilizada respalda-se a) no levantamento bibliográfico em busca da compreensão da temática; b) na observação do cotidiano escolar e das aulas da disciplina Sociologia em turmas da Nova Educação de Jovens e Adultos (Nova EJA) junto a uma professora da escola básica do Estado do Rio de Janeiro; c) no uso de algumas técnicas de pesquisa para levantamento de dados, como aplicação de questionário aos alunos e d) nos relatos da professora da escola básica. O resultado aponta que, na medida em que coletivamente é construído entre professores e alunos formas de guiar as situações vivenciadas no ambiente escolar, a relação entre eles ultrapassa as representações socialmente estabelecidas e ocorre uma transformação mútua por meio da dimensão afetiva que favorece o processo de construção de conhecimento
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
AfetividadeEnsino-aprendizagem
Afeto
Aprendizagem
Ensino
Affectivity
Teaching and learning
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: