A ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS DO POVO DAS FAVELAS: AS CONSEQUÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA PACIFICAÇÃO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Favela
Segurança
Educação
Memória
Favela
Educação
Memória social
Identidade
Unidade de Polícia Pacificadora
Rio de Janeiro (RJ)
Péres, Clara Gomes Polycarpo | Posted on:
2015
Abstract
Nos últimos anos, a cidade do Rio de Janeiro vem passando por muitas
transformações com o objetivo de atender a requisitos internacionais de
desenvolvimento, como a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nas
favelas como política de segurança pública. Em contrapartida, as formas de
sociabilidade e representação de seus moradores são modificadas a partir deste modelo.
É necessário reavermos a questão da cidadania e direito à cidade, e o que destes direitos
fazem parte da história e da memória do povo da favela, sendo reafirmados ou não nos
discursos, principalmente, das escolas, lugares de formação de seus moradores e
reprodução de expectativas.
Neste artigo, proponho-me a observar a parcela desta população das favelas
atendida pela rede pública municipal de educação com o objetivo de analisar as
consequências pedagógicas da pacificação para o processo de ensino-aprendizagem e,
principalmente, para a construção de uma memória e identidade através de suas próprias
vozes. A partir de uma breve pesquisa de campo em duas das escolas do entorno da
favela Santa Marta, primeira a ser pacificada, em 2008, podemos avaliar a construção cotidiana desta memória, bem como os planos de desenvolvimento de uma educação pública de qualidade
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
PacificaçãoFavela
Segurança
Educação
Memória
Favela
Educação
Memória social
Identidade
Unidade de Polícia Pacificadora
Rio de Janeiro (RJ)
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