EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE CAMPO
Britto, Lívia Almeida | Posted on:
2015
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo traçar um panorama da Educação Inclusiva nas escolas públicas de ensino fundamental. Para isso analisamos os processos de inclusão trabalhados e a formação dos professores na Escola de Ensino Fundamental Municipal Edgard Werneck, na cidade do Rio de Janeiro. Nesse espaço de observação e investigação, procurou-se identificar os trabalhos desenvolvidos, relacionando-os às propostas de educação inclusiva vigentes.
A criação de uma escola inclusiva onde todos os alunos sintam-se reconhecidos, valorizados e respeitados envolve cuidar dos conteúdos ensinados e da maneira de como o currículo é transmitido. Não somente as estratégias de ensino devem ser designadas e as áreas curriculares determinadas para responder a uma ampla variedade de diferenças entre os alunos, mas o próprio currículo deve destinar-se às muitas maneiras em que os alunos se diferenciam.
Comunidades inclusivas são aquelas em que todos os membros consideram-se pertencentes e às quais acham que podem dar uma contribuição; os alunos não podem constituir uma comunidade, não podem ficar à vontade, se acharem que o preço a pagar é a indiferença a suas próprias diferenças e às de seus colegas.
Os resultados aqui obtidos apontam para um processo que ainda se mantem em vias de construção a passos curtos, por conta da força da tradição e do senso comum. A falta de diálogo e o distanciamento da formação de professores com os novos saberes dificultam o exercício pleno dos projetos educacionais propostos nas documentações oficias. O desmembramento da administração da educação pública em consonância com o efeito eleitoreiro ajuda a engessar as mudanças necessárias a um projeto mais amplo e operacional da educação inclusiva em todas as escolas públicas brasileiras. Para fazer a inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular é preciso fortalecer a formação dos professores e criar uma boa rede entre a escola e a sociedade. Preservar a diversidade apresentada na escola, encontrada na realidade social, representa oportunidade para o atendimento das necessidades educacionais com ênfase nas competências, capacidades e potencialidades do educando
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoLicense Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: