UMA LEITURA DE QUALIDADE PARA TODOS: EDIÇÃO DE UM LIVRO FALADO PARA DEFICIENTES VISUAIS
Livro falado
Deficiente visual
Recurso didático
Educação inclusiva
Pessoa com deficiência visual
Multimeio
Inclusive education
Spoken book
Visually impaired
Sodré, Diego Azevedo | Posted on:
2015
Abstract
Esta pesquisa exploratória investiga o tema da elaboração de livros falados. Primeiramente, revisou a literatura sobre educação especial, contrapondo, historicamente, os paradigmas da Integração e Inclusão para demonstrar, a seguir, a relevância ético-pedagógica da fabricação de livros falados para alunos e professores com deficiência visual, a partir de outras experiências. O livro falado auxilia a
leitura em Braille, na forma mais fidedigna possível em relação aos livros de brochura, por dinamizar os estudos, permitindo o acesso a obras em diversos locais, em menos tempo, ao contrário dos livros em Braille. Por fim, o estudo revela os resultados sobre a edição de um livro falado, destacando que
ainda é necessário chegar a um consenso sobre as regras de edição, além da necessidade de se alfabetizar em Braille para, de fato, incluir todos os deficientes visuais à sociedade brasileira. Em geral, a Inclusão continua sendo, um projeto no Brasil, pois, com efeito, a segregação de estudantes
com necessidades educacionais especiais continua a ocorrer, a partir de formas antigas e atuais
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Educação inclusivaLivro falado
Deficiente visual
Recurso didático
Educação inclusiva
Pessoa com deficiência visual
Multimeio
Inclusive education
Spoken book
Visually impaired
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: