A IMAGEM COMO PROPOSTA SOCIOLÓGICA: A APLICAÇÃO DE DISPOSITIVOS AUDIOVISUAIS NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA EM UM COLÉGIO DA REDE ESTADUAL DE NITERÓI EM 2017
Cadernos do inventar
Educação
Cinema
Sociologia
Educação básica
Antropologia visual
Antropologia compartilhada
Ensino audiovisual
Cinema na educação
Sociologia
Educação
Escolas públicas
Niterói (RJ)
Souza, Lane Lopes de | Posted on:
2017
Abstract
Esta monografia analisa a aplicação de dispositivos audiovisuais nas aulas de Sociologia em duas turmas de uma Escola Estadual em Niterói em 2017. O objetivo é transmitir a linguagem cinematográfica como possibilidade e prática pedagógica a partir da análise crítica e da ilustração de conceitos sociológicos para Educação Básica. Os dispositivos usados como referência para essa pesquisa foram adaptados do livro Cadernos do Inventar (2016) de Cezar Migliorin et al. A pesquisa se propõe a dialogar com teóricos da educação, do cinema, da antropologia visual e apresenta notícias veiculadas em jornais para contextualizar o cenário político econômico das escolas referenciadas. Busca-se contribuir para uma introdução à reflexão sociológica no ensino médio a partir de processos subjetivos de compreensão da realidade material
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
AudiovisualCadernos do inventar
Educação
Cinema
Sociologia
Educação básica
Antropologia visual
Antropologia compartilhada
Ensino audiovisual
Cinema na educação
Sociologia
Educação
Escolas públicas
Niterói (RJ)
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: