ESCOLA DEMOCRÁTICA: UM CAMINHO DE RESPEITO À DIVERSIDADE DE GÊNERO E FORMAÇÃO DO CIDADÃO CONSCIENTE
Escola
Gênero
Sexualidade
Estranhamento
Desnaturalização
Ambiente escolar
Gênero
Sexualidade
Educação básica
Diversity
School
Gender
Sexuality
Strangeness
Denaturalization
Conceição, Vanessa da Silva | Posted on:
2017
Abstract
A presente pesquisa pretende apresentar os caminhos necessários para trabalhar na escola básica o debate de gênero. Para isso, foi preciso observar no cotidiano escolar se já existe ou não essa discussão. Por esta razão, buscou-se ir a campo para a observação e aplicação de questionários direcionado aos alunos. Ademais, no primeiro momento, precisou-se especificar alguns conceitos teóricos para se trabalhar essa questão no cotidiano, tais como a diferença entre gênero e sexualidade, desnaturalização e estranhamento e o debate atual sobre esse assunto, destacando-se a diversidade sexual e de gênero dentro das instituições escolares. Os resultados obtidos reforçam a necessidade de estudo de gênero dentro das escolas, assim como a inclusão do debate de gênero dentro do próprio curso de licenciatura de todas as disciplinas que são voltadas para a escola básica. E também, a conscientização de combate a homofobia e o sexismo, que foi visto a todo momento dentro da escola, não só por parte dos alunos, mas também por parte de funcionários e professores
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
DiversidadeEscola
Gênero
Sexualidade
Estranhamento
Desnaturalização
Ambiente escolar
Gênero
Sexualidade
Educação básica
Diversity
School
Gender
Sexuality
Strangeness
Denaturalization
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: