VOZES DO CURRÍCULO: OBSERVAÇÕES SOBRE A APLICABILIDADE DO CURRÍCULO MÍNIMO DE SOCIOLOGIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Escola básica
Currículo
Formação de professor
Avaliação educacional
Currículo
Formação de professor
Sociologia
Rio de Janeiro (Estado)
Silva, Gustavo Dias da | Posted on:
2015
Abstract
O currículo mínimo de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro foi estabelecido a partir do ano de 2012. No entanto, ainda que ele possua um caráter prescritivo, identificamos no cotidiano escolar uma diversidade de práticas e relações estabelecidas com este instrumento de centralização curricular. Neste sentido propomos uma investigação que permita-nos ouvir as vozes dos professores sobre a aplicabilidade o currículo. A partir do método qualitativo e de entrevistas, pretende-se observar 4 eixos fundamentais nesta relação: os professores; o currículo; a escola; a prática. Articulando as concepções sobre esses elementos percebidas nas entrevistas com a discussão teórica de currículo e formação de professor, tentaremos mapear as trajetórias percorridas, os obstáculos e a superação dos desafios encontrados no decorrer do exercício do currículo mínimo da disciplina. Assim esta investigação contribui para fomentar o debate em torno do desenvolvimento da Sociologia Escolar
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
SociologiaEscola básica
Currículo
Formação de professor
Avaliação educacional
Currículo
Formação de professor
Sociologia
Rio de Janeiro (Estado)
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