PROFESSORES DE SOCIOLOGIA ESCOLAR: PROBLEMATIZANDO ALGUMAS QUESTÕES
Professores de sociologia
Educação básica
Formação de professor
Ensino público
Educação básica
Sociologia
Rio de Janeiro (Estado)
Oliveira, Guilherme dos Santos | Posted on:
2016
Abstract
Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa e de cunho descritivo que retrata um quadro preocupante das escolas estaduais do Estado do Rio de Janeiro: professores não formados no curso de Ciência Sociais dando aula de Sociologia na escola básica sem nenhum “preparo” para tal função. A questão que se coloca é a seguinte: será que para ministrar a disciplina de Sociologia é necessário que haja uma formação específica ou qualquer professor
pode ministrar essa disciplina?
Como observado e documentado nas entrevistas realizadas durante o
desenvolvimento da pesquisa, muitos alunos e professores não se incomodam com a presença de profissionais não qualificados dando aulas de Sociologia, pois acham que as aulas de Sociologia só servem para “bate-papo”, ou seja, é uma disciplina em que eles precisam apenas
dar “opiniões” sobre determinados fatos que acontecem na sociedade, e que dessa maneira qualquer pessoa se torna apta para ministrar esse conteúdo disciplinar. Por outro lado, os alunos em função dessa situação desprezam toda a especificidade que a Sociologia enquanto
ciência construiu através dos anos, desde o seu surgimento no século XIX até os dias atuais. A amostra da pesquisa compõe-se de seis professores de Sociologia da educação básica do estado do Rio de Janeiro. Três professores com formação específica na área das Ciências sociais e três professores com formação em áreas afins.
Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de uma discussão mais aprofundada no sentido de compreender melhor a forma como a disciplina de sociologia é abordada e tratada na escola pública do estado do Rio de Janeiro. Constatou-se uma
expressiva diferença em como professores de Sociologia, formados em Ciências Sociais,
ministram suas aulas, comparada às aulas de muitos professores que não possuem formação
em Ciências Sociais, porém conseguem a habilitação para lecionar a disciplina mesmo sem a
qualificação necessária para a função
[Texto sem Formatação]
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Sociologia escolarProfessores de sociologia
Educação básica
Formação de professor
Ensino público
Educação básica
Sociologia
Rio de Janeiro (Estado)
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