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Title: A transmissão do pensamento religioso na escola São Judas Tadeu
Authors: Candido, Giulia Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: Chagas, Gisele Fonseca
metadata.dc.contributor.members: Cruvello, Elisabete Cristina Cruvello da
Berocan, Felipe
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: A partir da ideia de Jack Goody (1986) que a escola é uma instituição importante e propícia para a evangelização e propagação da moral religiosa, esta monografia tem como objetivo analisar a transmissão do pensamento religioso cristão numa escola paróquia pública em Petrópolis – Escola São Judas Tadeu, atentando para as dinâmicas e relações entre a Escola São Judas Tadeu e a Igreja Católica. Hoje, observa-se uma diminuição das ações diretas de evangelização, mas ainda há representações materiais e imateriais do religioso nessa escola paroquial. Assim, com uma observação participante, procura-se verificar se a presença das representações religiosas na escola influencia na educação dos alunos e, caso sim, como esse processo ocorre no cotidiano da Escola São Judas Tadeu, onde realizado o trabalho de campo referente essa monografia, entre os meses de Abril a Novembro de 2015. Também se verifica se, dessa maneira, essa escola paroquial ainda atende as expectativas da Igreja Católica de utilizar o espaço escolar para a transmissão dos valores morais cristãos. Esta análise será auxiliada pelas teorias antropológicas de Jack Goody, Émile Durkheim, Max Weber, Fredrik Barth e na área pedagógica e teológica, utiliza-se as teorias de Aranha, Cambi, Cury, Giles, Santoro, entre outros.
metadata.dc.description.abstractother: Based on Jack Goody's idea(1986) that a school is an important and proper institution to evangelization and propagation of religious moral, this monograph has the purpose of analyzing the Christian religious thought at a parish public school in Petrópolis - the São Judas Tadeu school and Catholic Church. These days, it's been observed a decrease of hands-on straight evangelization actions although material and immaterial religious representation at this parish school. Furthermore, as a participative observe I'll look for verifying whether the religious representation presence of the school influences students' education, in case it does, how this process occurs on a daily basis at São Judas Tadeu school where my fieldwork was done from April to November of 2015. I'll also focus on if this parish church still follows Catholic Church expectations of using the school place to transmit Christian moral values. This monography will be assisted for the anthropological theories: Jack Goody, Émile Durkheim, Max Weber, Fredrik Barth; and pedagogical and theological theories: Aranha, Cambi, Cury, Giles, Santoro, among others.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9839
Appears in Collections:CSO - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

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