A POLÍTICA ENTRE HOLISMO E INDIVIDUALISMO METODOLÓGICO: ALGUMAS TENDÊNCIAS DE ABORDAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS PELO PNLD
Individualismo metodológico
Transposição didática
PNLD
Programa Nacional do Livro Didático
Holismo
Durkheim, Émile, 1858-1917
Individualismo
Weber, Max, 1864-1920
Ensino médio
Sociologia
Almeida, Marcus Vinícius Cardeal de Miranda Ribeiro de | Posted on:
2015
Abstract
Ainda que a Sociologia possua um amplo espectro no que concerne às suas
escolas teóricas, variando do Comportamentalismo ao Interacionismo
Simbólico, da École des Annales à Escola de Frankfurt, decorre historicamente,
desde seus primeiros tempos, uma distinção de maior magnitude, a qual é
diluída por (quase) todo o seu corpo acadêmico. Tal distinção é fundamentada
na observação e análise dos fenômenos sociais a partir de prismas díspares,
porque não antagônicos, os quais podem ser divididos como dois paradigmas
hegemônicos: o Holismo, cujo pilar máximo é o arcabouço constituído por
Émile Durkheim; e o Individualismo Metodológico, creditado devidamente a
Max Weber. Os livros adotados pelo último Programa Nacional do Livro
Didático (PNLD) para a disciplina Sociologia, designados para o Ensino Médio,
imersos neste contexto, transpõem didaticamente estes paradigmas, por meio
de inextrincáveis peculiaridades. Isto, pois, a seleção do conteúdo implica a
adoção de abordagens e recortes que deflagram algumas pré-noções dos
responsáveis pelo material didático. Passando ao largo da tentativa de explicar
as razões específicas dos autores ou as causas macro-sociais que formaram
suas preferências teóricas, pretendemos identificar e comentar a distribuição e
ênfase dada aos paradigmas supracitados nas obras “Ensino de Sociologia no
Ensino Médio” de Nelson Tomazi e “Tempos Modernos – Tempos de
Sociologia” de Helena Bomeny e Bianca Freire-Medeiros, especificamente no
que tangem às passagens que trabalham aspectos relacionados à Política e os papéis dos indivíduos e instituições em seu engenho
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
HolismoIndividualismo metodológico
Transposição didática
PNLD
Programa Nacional do Livro Didático
Holismo
Durkheim, Émile, 1858-1917
Individualismo
Weber, Max, 1864-1920
Ensino médio
Sociologia
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: