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Title: A Política entre Holismo e Individualismo Metodológico: algumas tendências de abordagem nos livros didáticos adotados pelo PNLD
Authors: Almeida, Marcus Vinícius Cardeal de Miranda Ribeiro de
metadata.dc.contributor.advisor: Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da
metadata.dc.contributor.advisorco: Teixeira, Rosana da Câmara
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Ainda que a Sociologia possua um amplo espectro no que concerne às suas escolas teóricas, variando do Comportamentalismo ao Interacionismo Simbólico, da École des Annales à Escola de Frankfurt, decorre historicamente, desde seus primeiros tempos, uma distinção de maior magnitude, a qual é diluída por (quase) todo o seu corpo acadêmico. Tal distinção é fundamentada na observação e análise dos fenômenos sociais a partir de prismas díspares, porque não antagônicos, os quais podem ser divididos como dois paradigmas hegemônicos: o Holismo, cujo pilar máximo é o arcabouço constituído por Émile Durkheim; e o Individualismo Metodológico, creditado devidamente a Max Weber. Os livros adotados pelo último Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para a disciplina Sociologia, designados para o Ensino Médio, imersos neste contexto, transpõem didaticamente estes paradigmas, por meio de inextrincáveis peculiaridades. Isto, pois, a seleção do conteúdo implica a adoção de abordagens e recortes que deflagram algumas pré-noções dos responsáveis pelo material didático. Passando ao largo da tentativa de explicar as razões específicas dos autores ou as causas macro-sociais que formaram suas preferências teóricas, pretendemos identificar e comentar a distribuição e ênfase dada aos paradigmas supracitados nas obras “Ensino de Sociologia no Ensino Médio” de Nelson Tomazi e “Tempos Modernos – Tempos de Sociologia” de Helena Bomeny e Bianca Freire-Medeiros, especificamente no que tangem às passagens que trabalham aspectos relacionados à Política e os papéis dos indivíduos e instituições em seu engenho.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9846
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