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https://app.uff.br/riuff/handle/1/9846
Title: | A Política entre Holismo e Individualismo Metodológico: algumas tendências de abordagem nos livros didáticos adotados pelo PNLD |
Authors: | Almeida, Marcus Vinícius Cardeal de Miranda Ribeiro de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da |
metadata.dc.contributor.advisorco: | Teixeira, Rosana da Câmara |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade Federal Fluminense |
Abstract: | Ainda que a Sociologia possua um amplo espectro no que concerne às suas escolas teóricas, variando do Comportamentalismo ao Interacionismo Simbólico, da École des Annales à Escola de Frankfurt, decorre historicamente, desde seus primeiros tempos, uma distinção de maior magnitude, a qual é diluída por (quase) todo o seu corpo acadêmico. Tal distinção é fundamentada na observação e análise dos fenômenos sociais a partir de prismas díspares, porque não antagônicos, os quais podem ser divididos como dois paradigmas hegemônicos: o Holismo, cujo pilar máximo é o arcabouço constituído por Émile Durkheim; e o Individualismo Metodológico, creditado devidamente a Max Weber. Os livros adotados pelo último Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para a disciplina Sociologia, designados para o Ensino Médio, imersos neste contexto, transpõem didaticamente estes paradigmas, por meio de inextrincáveis peculiaridades. Isto, pois, a seleção do conteúdo implica a adoção de abordagens e recortes que deflagram algumas pré-noções dos responsáveis pelo material didático. Passando ao largo da tentativa de explicar as razões específicas dos autores ou as causas macro-sociais que formaram suas preferências teóricas, pretendemos identificar e comentar a distribuição e ênfase dada aos paradigmas supracitados nas obras “Ensino de Sociologia no Ensino Médio” de Nelson Tomazi e “Tempos Modernos – Tempos de Sociologia” de Helena Bomeny e Bianca Freire-Medeiros, especificamente no que tangem às passagens que trabalham aspectos relacionados à Política e os papéis dos indivíduos e instituições em seu engenho. |
URI: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9846 |
Appears in Collections: | CSO - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói |
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