xmlui.metadata.dc.contributor.advisor | Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da | |
xmlui.metadata.dc.contributor.author | Gusmão, Fellipe Fracho de | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2019-06-06T19:10:11Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2019-06-06T19:10:11Z | |
xmlui.metadata.dc.date.issued | 2015 | |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9848 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | Este artigo monográfico discute a inclusão dos portadores de Síndrome de Down a partir das potencialidades da estimulação precoce, tendo duas indagações principais: Qual é o significado de um programa de estimulação precoce para uma educação inclusiva no que diz respeito aos portadores de Síndrome de Down? Como a legislação brasileira trata a educação inclusive desse grupo? A estimulação precoce é importante no processo de desenvolvimento desta população ao oferecer maiores oportunidades de socialização, integração e aprendizado, minimizando as grandes defasagens cognitivas associadas a essa síndrome. Trata-se de uma revisão bibliográfica qualitativa, reunindo a contribuição de vários analistas do campo da Psicologia, Educação e Sociologia, detalhando três conceitos centrais: educação inclusiva, estimulação precoce, portadores de deficiência, neste caso, da Síndrome de Down. Do ponto de vista das legislações brasileiras consultadas, comprova-se uma preocupação com os portadores da Síndrome de Down e outros portadores de necessidades especiais, asseverando o direito à igualdade da educação e o respeito às diferenças. A estimulação precoce constitui um instrumento eficaz para viabilizar e fomentar a garantia desses direitos para os portadores da Síndrome de Down concebida na proposta da educação inclusiva vigente na Lei de Diretrizes e Bases, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Constituição do País. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | openAccess | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
xmlui.metadata.dc.title | Educação inclusiva: a relevância da estimulação precoce para os portadores da Síndrome de Down | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Portadores de Síndrome de Down | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Estimulação precoce | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Legislação brasileira | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.members | Petry, Helene | |
xmlui.metadata.dc.contributor.members | Pessoa, Wilma Lucia Rodrigues | |
xmlui.metadata.dc.degree.level | graduação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Síndrome de Down | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Educação inclusiva | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Educação; aspecto social | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Lei de diretrizes e bases | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Legislação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Brasil | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.vinculation | Aluno de Graduação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Instituto de Ciências Humanas e Filosofia | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2015 | |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Niterói, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.curso | Ciências Sociais | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |
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