A ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS DO POVO DAS FAVELAS: AS CONSEQUÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA PACIFICAÇÃO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Favela
Segurança
Educação
Memória
Favela - aspecto social
Unidade de Polícia Pacificadora
Política educacional
Santa Marta (Rio de Janeiro, RJ)
Segurança pública
Péres, Clara Gomes Polycarpo | Posted on:
2015
Abstract
Nos últimos anos, a cidade do Rio de Janeiro vem passando por muitas
transformações com o objetivo de atender a requisitos internacionais de
desenvolvimento, como a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nas favelas como política de segurança pública. Em contrapartida, as formas de sociabilidade e representação de seus moradores são modificadas a partir deste modelo.
É necessário reavermos a questão da cidadania e direito à cidade, e o que destes direitos fazem parte da história e da memória do povo da favela, sendo reafirmados ou não nos discursos, principalmente, das escolas, lugares de formação de seus moradores e reprodução de expectativas.
Neste artigo, proponho-me a observar a parcela desta população das favelas
atendida pela rede pública municipal de educação com o objetivo de analisar as consequências pedagógicas da pacificação para o processo de ensino-aprendizagem e, principalmente, para a construção de uma memória e identidade através de suas próprias vozes. A partir de uma breve pesquisa de campo em duas das escolas do entorno da favela Santa Marta, primeira a ser pacificada, em 2008, podemos avaliar a construção
cotidiana desta memória, bem como os planos de desenvolvimento de uma educação pública de qualidade
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
PacificaçãoFavela
Segurança
Educação
Memória
Favela - aspecto social
Unidade de Polícia Pacificadora
Política educacional
Santa Marta (Rio de Janeiro, RJ)
Segurança pública
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: