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Title: Uma leitura de qualidade para todos: edição de um livro falado para deficientes visuais
Authors: Sodré, Diego Azevedo
metadata.dc.contributor.advisor: Delou, Cristina Maria Carvalho
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Esta pesquisa exploratória investiga o tema da elaboração de livros falados. Primeiramente, revisou a literatura sobre educação especial, contrapondo, historicamente, os paradigmas da Integração e Inclusão para demonstrar, a seguir, a relevância ético-pedagógica da fabricação de livros falados para alunos e professores com deficiência visual, a partir de outras experiências. O livro falado auxilia a leitura em Braille, na forma mais fidedigna possível em relação aos livros de brochura, por dinamizar os estudos, permitindo o acesso a obras em diversos locais, em menos tempo, ao contrário dos livros em Braille. Por fim, o estudo revela os resultados sobre a edição de um livro falado, destacando que ainda é necessário chegar a um consenso sobre as regras de edição, além da necessidade de se alfabetizar em Braille para, de fato, incluir todos os deficientes visuais à sociedade brasileira. Em geral, a Inclusão continua sendo, um projeto no Brasil, pois, com efeito, a segregação de estudantes com necessidades educacionais especiais continua a ocorrer, a partir de formas antigas e atuais.
metadata.dc.description.abstractother: This exploratory study investigates the subject of elaboration of spoken books. Firstly, it reviewed the literature about special education, counterpointing historically the paradigms of Integration and Inclusion to demonstrate hereafter the ethics-pedagogic relevance of the making of spoken books for visually impaired teachers and students from others’ experiences. The spoken book helps reading in Braille in the most possible reliable form in relation to brochure books due to boost the studies, allowing access to works at many places, in less time, despite Braille books. At last, the study reveals the results about the edition of a spoken book, highlighting that it is still necessary to reach a consensus about edition rules, besides the necessity of teaching to read and write in Braille to include in fact every visually impaired to Brazilian society. In general, Inclusion remains a project in Brazil because indeed the segregation of students with special education needs continues to occur, since former and nowadays forms.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9851
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