UMA LEITURA DE QUALIDADE PARA TODOS: EDIÇÃO DE UM LIVRO FALADO PARA DEFICIENTES VISUAIS
Livro falado
Deficiente visual
Visually impaired
Pessoa com deficiência visual
Educação inclusiva
Educação especial
Livros falados
Inclusão social
Inclusive education
Spoken book
Visually impaired
Sodré, Diego Azevedo | Posted on:
2015
Abstract
Esta pesquisa exploratória investiga o tema da elaboração de livros falados. Primeiramente, revisou a literatura sobre educação especial, contrapondo, historicamente, os paradigmas da Integração e Inclusão para demonstrar, a seguir, a relevância ético-pedagógica da fabricação de livros falados para alunos e professores com deficiência visual, a partir de outras experiências. O livro falado auxilia a leitura em Braille, na forma mais fidedigna possível em relação aos livros de brochura, por dinamizar os estudos, permitindo o acesso a obras em diversos locais, em menos tempo, ao contrário dos livros em Braille. Por fim, o estudo revela os resultados sobre a edição de um livro falado, destacando que ainda é necessário chegar a um consenso sobre as regras de edição, além da necessidade de se alfabetizar em Braille para, de fato, incluir todos os deficientes visuais à sociedade brasileira. Em geral, a Inclusão continua sendo, um projeto no Brasil, pois, com efeito, a segregação de estudantes com necessidades educacionais especiais continua a ocorrer, a partir de formas antigas e atuais
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Educação inclusivaLivro falado
Deficiente visual
Visually impaired
Pessoa com deficiência visual
Educação inclusiva
Educação especial
Livros falados
Inclusão social
Inclusive education
Spoken book
Visually impaired
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: