A SOCIOLOGIA ESCOLAR: DILEMAS E PROPOSIÇÕES
Dilemas epistemológicos
Proposições
Intermitência
Desvalorização
Interdisciplinaridade
Disciplina científica
Sociologia escolar
Formação do professor
Escola básica
Sociologia educacional - aspecto histórico
Formação de professor
Historical dilemmas
Epistemological dilemmas
Propositions
Intermittency
Devaluation
Interdisciplinary
Scientific discipline
Sociology school
Teacher training
Basic school
Botelho, Narrinan Pereira | Posted on:
2015
Abstract
Esta pesquisa objetivou analisar os Dilemas da Sociologia Escolar no seu contexto histórico
intermitente e na sua atual condição de disciplina obrigatória. Considerando alguns dilemas
históricos e epistemológicos enfrentados pela sociologia escolar, o trabalho pretende analisar
e sugerir proposições para os respectivos desafios tratados. Através do método de triangulação
de dados, a confecção da pesquisa buscou relacionar documentos oficiais da educação
brasileira, campos empíricos nas escolas e as características do contexto social brasileiro ao
qual estamos inseridas (os). Nesse sentido, pretende-se contribuir na reflexão da sociologia
escolar e na produção científica sobre o tema. Versando sobre o histórico intermitente da
disciplina de sociologia e os desafios encontrados atualmente, busca-se ressaltar a necessidade
de identificação dos dilemas para indicar proposições adequadas ao seu enfrentamento
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Dilemas históricosDilemas epistemológicos
Proposições
Intermitência
Desvalorização
Interdisciplinaridade
Disciplina científica
Sociologia escolar
Formação do professor
Escola básica
Sociologia educacional - aspecto histórico
Formação de professor
Historical dilemmas
Epistemological dilemmas
Propositions
Intermittency
Devaluation
Interdisciplinary
Scientific discipline
Sociology school
Teacher training
Basic school
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: