LICENCIATURA E ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E O ENSINO DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Licenciatura
Jovem-aluno
Formação inicial
Estágio supervisionado
Sociologia escolar
Estágio curricular
Formação docente
Licenciatura
Ciências sociais
Torres, Fernando da Silva | Posted on:
2016
Abstract
Este trabalho pretendeu a partir das experiências dos estágios obrigatórios somadas às perspectivas teóricas trabalhadas no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, discorrer de maneira descritiva e crítica os percursos, as vivências e os questionamentos de um licenciando em diferentes espaços escolares. O objetivo é apresentar algumas reflexões relativas à prática do docente de sociologia no
Ensino Médio tendo em vista o processo de formação inicial. Duas questões tecem e estruturam a análise aqui desenvolvida: como garantir a apropriação e a socialização do conhecimento sociológico nas condições reais do processo escolar? Como a licenciatura pode contribuir para uma formação docente que, considerando os dilemas presentes nas
realidades escolares, enseje a abertura de possibilidades criativas de atuação? Entre as conclusões anunciadas por este estudo, o estágio supervisionado intenso e orientado figura como uma etapa fundamental deste importante rito de passagem para a construção identitária do futuro professor
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Sociologia escolarLicenciatura
Jovem-aluno
Formação inicial
Estágio supervisionado
Sociologia escolar
Estágio curricular
Formação docente
Licenciatura
Ciências sociais
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