O COLÉGIO ESTADUAL COMPOSITOR LUIZ CARLOS DA VILA DE “ESCOLA MODELO” DO PAC À ESCOLA OCUPADA: CONTRADIÇÕES, LUTAS E POSSIBILIDADES DE UMA NOVA GESTÃO DO ESPAÇO ESCOLAR A PARTIR DO MOVIMENTO DOS ESTUDANTES
Movimento estudantil
EJA
Educação de adultos
Movimento estudantil
Sociologia
Ocupação
Campos, Leandro Lopes | Posted on:
2016
Abstract
O objetivo deste trabalho é discutir as relações entre os jovens e a escola a partir da análise do caso do Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila através de dados obtidos durante o estágio supervisionado da licenciatura realizado em 2014 e da ocupação em 2016. A relevância desse tema de estudo reside no fato do colégio em questão, inaugurado em 2009 para ser uma “escola modelo”, no contexto de um conjunto de intervenções urbanas, na esteira do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Rio de Janeiro, ter protagonizado, juntamente com outras 72 escolas, um movimento coletivo de questionamento do sistema de ensino estadual. Do ponto de vista metodológico, o trabalho se desenvolveu a partir de levantamentos de notícias de jornal, da observação direta, de registros fotográficos, de uma entrevista semiestruturada com uma das professoras de sociologia que participou da ocupação e de uma conversa informal com uma inspetora. O estudo pretende refletir sobre dilemas e possibilidades que se desenham para o espaço escolar e seus atores sociais a partir dessa experiência de ocupação que vive, paralelamente, um processo de sucateamento e depredação sistemáticos
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da VilaMovimento estudantil
EJA
Educação de adultos
Movimento estudantil
Sociologia
Ocupação
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