VAMOS BRINCAR DE APRENDER? JOGOS COMO ESTRATÉGIA PARA A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
Transposição didática
Sociologia
Práticas metodológicas
Sociologia escolar
Jogo educativo
Processo de ensino-aprendizagem
Prática pedagógica
Games-didactic
Didactic transposition
Sociology
Methodological practices
Moura, Gabriela da Silva | Posted on:
2016
Abstract
O objetivo deste trabalho é demonstrara importância da aplicação dos jogos como recurso para a transposição didática no ensino da sociologia. Ao se considerar a disciplina sociologia, que passou por intermitências ao longo da história, se tem como consequência, uma carência considerável de materiais que auxiliem na construção do planejamento de aula em comparação às outras disciplinas. As questões norteadoras desse trabalho são: De que forma se pode utilizar os jogos como recurso para a transposição didática no ensino da sociologia? E, como os novos dispositivos de ensino aprendizagem podem servir de material para o ensino da sociologia? A discussão teórica se sustenta em autores como Geraldo Peçanha de Almeida, Jean Piaget, além de outros estudiosos sobre o tema como Tizuko Morchida Kishimoto e Gilson Schwartz. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada numa análise do emprego de jogos com turmas do ensino médio no Colégio Estadual Liceu Nilo Peçanha. Além disso, há também o resultado de uma breve analise de outras produções bibliográficas acerca do mesmo tema, com o objetivo de ampliar as percepções acerca dessa proposta. Nessa perspectiva, busca se demonstrar os jogos como ferramenta relevante, em que a sua ludicidade pode ser utilizada como estratégia no ensino aprendizagem, além da possibilidade de olhar a competição como aliada do aprendizado
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Jogos-didáticosTransposição didática
Sociologia
Práticas metodológicas
Sociologia escolar
Jogo educativo
Processo de ensino-aprendizagem
Prática pedagógica
Games-didactic
Didactic transposition
Sociology
Methodological practices
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: