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Title: As motivações para as práticas de leitura de jovens e adultos no Brasil
Authors: Silva, Jorge Luiz Teles da
metadata.dc.contributor.advisor: Petry, Hélène Cécile
metadata.dc.contributor.members: Zuccarelli, Carolina
Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Esta pesquisa objetivou analisar as motivações para as práticas de leitura de jovens e adultos no Brasil. Diante dos indicadores sociais desfavoráveis em termos de alfabetização, compreensão leitora e comportamento leitor da população brasileira, bem como da persistência deste quadro negativo, faz-se necessário investigar o que estaria motivando este nível e esta qualidade da leitura no país, mais especificamente dentre o público jovem e adulto. Em primeiro lugar, foi problematizada a compreensão de leitura, enquanto hábito, gosto ou habitus. Em seguida, foi explorada teoricamente a questão de motivações. Por fim, fez-se uma análise de dados secundários sobre a leitura e suas motivações dentre jovens e adultos. As principais conclusões apontam para a validade do conceito de habitus, com devido ajuste para a realidade brasileira, para o peso relativo da classe social e para a relevância das motivações extrínsecas no que tange ao comportamento em relação à leitura de jovens e adultos no Brasil.
metadata.dc.description.abstractother: This research aimed to analyze the motivations for the reading practices of youth and adults in Brazil. Given the unfavorable social indicators in terms of literacy, reading comprehension and reader behavior of the Brazilian population, as well as the persistence of this negative situation, it is necessary to investigate what would be motivating this level and this quality of reading in the country, more specifically among the youth and adult public. In the first place, the understanding of reading, as habit, taste or habitus, was problematized. Next, the question of motivations was theoretically explored. Finally, an analysis of secondary data about reading and its motivations among youth and adults was done. The main conclusions point to the validity of the concept of habitus, with due adjustment to the Brazilian reality, to the relative weight of social class and to the relevance of the extrinsic motivations regarding the behavior in relation to the reading of youth and adults in Brazil.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9878
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