Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9882
Title: Estudos sobre os processos de socialização: o recreio escolar
Authors: Viana, Rosana Pinto Cherene
metadata.dc.contributor.advisor: Silveira, Elisabete Cristina Cruvello
metadata.dc.contributor.members: Teixeira, Rosana da Câmara
Yamasaki, Alice Akemi
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este trabalho procura refletir sobre o papel do recreio na vida dos alunos, analisando como os processos de socialização se realizam durante esse tempo-espaço. As questões centrais do estudo são: De que forma o recreio contribui para a socialização, compreendida pedagogicamente como conhecimento significativo para a vida? Como o recreio é enfocado pelos autores consultados, bem como captado nas interações entre os alunos nas escolas examinadas? A observação de crianças e adolescentes no espaço escolar, em especial do recreio, em duas instituições de ensino da rede constitui o principal procedimento metodológico adotado para apreender os significados do recreio no processo de socialização. Além do mais, é empregado para análise dessas observações o conceito de socialização em Durkheim, Berger e Luckmann. Os sentidos do brincar para Gilson Schwartz e de experiência para Jorge Larrosa Bondia contribuem para interpretar os significados do processo de socialização entre os sujeitos observados. A suposição da pesquisa aponta a relevância do tempo-espaço do recreio para a educação de crianças e adolescentes no que se diz respeito à construção qualitativa das relações sociais.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9882
Appears in Collections:CSO - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Rosana UFF 2017.pdf457.53 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons