O CURRÍCULO MÍNIMO DE SOCIOLOGIA DA ESCOLA BÁSICA: PROBLEMATIZANDO ALGUMAS QUESTÕES
Currículo mínimo
Escola básica
Sociologia educacional
Currículo escolar
Ensino médio
Costa, Suza Mara Sousa da | Posted on:
2017
Abstract
Esse trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa e de cunho descritivo que busca compreender como o professor de Sociologia da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro se apropria do currículo mínimo em suas práticas de ensino.
De acordo com os dados coletados e codificados ao longo da pesquisa pudermos perceber que não há currículo sem professor e o trabalho docente não acontece sem o currículo e é preciso explorar essa relação, tendo como parâmetro a realidade do ensino da Sociologia escolar na rede fluminense de ensino médio.
A amostra da pesquisa compõe-se de cinco professores de Sociologia da escola básica do estado do Rio de Janeiro.
Os resultados da pesquisa apontam que de um lado, muitos professores entendem que o currículo é um importante guia para o ensino, que oferece várias margens de manobra aos professores nas diversas situações educativas. De outro lado, há aqueles docentes que enxergam no programa uma imposição verticalizada do Estado sobre o seu trabalho, que se atenta muito mais a indicadores educacionais e o ENEM do que a verdadeira qualidade do ensino. Para estes últimos, a articulação entre os conteúdos do currículo e essas avaliações, acompanhadas por bonificações administrativas àqueles que seguirem fielmente as prescrições, interfere no exercício da docência que deve ser questionada
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Sociologia escolarCurrículo mínimo
Escola básica
Sociologia educacional
Currículo escolar
Ensino médio
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: