Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9887
Title: Reflexões sobre metodologias de ensino da sociologia na ETEHL: percepções sobre temas e estratégias no âmbito do PIBID
Authors: Maciel, Beatriz Castelo Branco
metadata.dc.contributor.advisor: Cruvello, Elisabete
metadata.dc.contributor.members: Teixeira, Rosana da Câmara
Yamasaki, Alice Akemi
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Essa trabalho pretende refletir sobre e problematizar as seguintes questões: Como o PIBID enquanto um espaço de inovação de metodologias estimula na ETEHL o processo de aprendizagem dos conteúdos da Sociologia? Que temas e estratégias de ensino possibilitaram uma aprendizagem mais significativa da Sociologia no contexto da ETEHL? Qual a percepção dos alunos a respeito desse processo? Através de um extenso trabalho de campo e de pesquisas bibliográficas pretendo comprovar as hipóteses de que o PIBID constitui um espaço de troca e de aprendizado significativo para bolsistas de iniciação à docência, supervisores participantes e alunos da ETEHL, propiciando experiências de aprendizagem em torno dos conteúdos sociológicos. Assim também, busco demonstrar o quanto estratégias de ensino que envolvem a participação dos alunos são mais ricas do que apenas as aulas expositivas, bem como conteúdos relacionados à vida cotidiana dos educandos, como desigualdade social, racismo, machismo e temas afins.
metadata.dc.description.abstractother: The present work focus on the main questions: How the PIBID, while a inovation environment of metodologies stimulates at ETEHL the learning process of the sociology as a discipline? What subjets and strategies of teaching allow a diferent kind of learning sociology in the ETEHL context? Whats the perception of the students about that process? Through an extended fieldwork and bibliography researches I pretend to prove the hipoteses of PIBID as a main agent to produce an environment of exchanges and learning quite significant to scholarship holders, supervisors and students of ETEHL, providing experiences of learning aroung the sociology contents. By that, I also demonstrate how much strategies of learning that envolves active participation of the students are more interesting than expository classes as well as the contents relates to the daily basis of the students as social inequality, racism, sexism and others.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9887
Appears in Collections:CSO - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia beatriz maciel.pdf782.66 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons