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Title: Humor e aprendizado: charges como recurso para a transposição didática no ensino de Sociologia
Authors: Domingues, Mylena da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da
metadata.dc.contributor.members: Malta, Márcio José Melo
Paiva, Andrea Lucia da Silva de
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O trabalho visa discutir sobre o uso de charges em aulas de Sociologia, tendo como indagação central: Até que ponto é possível incentivar a utilização dessa ferramenta para melhor compreensão do conteúdo sociológico gerando nos estudantes interesse e atenção nas aulas? Supõe-se que as charges por se tratarem de elementos populares fazem com que a abordagem de determinados assuntos no espaço escolar seja mais prática e lúdica, permitindo a assimilação com o cotidiano no qual experimentam e facilitando o acesso ao conteúdo que por vezes é de difícil compreensão. Não obstante, é preciso ter conhecimento aprofundado tanto no âmbito teórico e histórico, quanto no âmbito cômico. Foi por meio do referencial teórico sobre o tema e do relato de experiência no campo no Liceu Nilo Peçanha em 2017 que se buscou discutir o papel desse recurso no processo de transposição didática no ensino de sociologia. A investigação fundamenta-se em Almeida, com o conceito de transposição didática, Rama e Vergueiro pelo estudo e aplicação de histórias em quadrinhos nas salas de aula brasileiras e por Teixeira através da reflexão da charge enquanto objeto de análise.
metadata.dc.description.abstractother: This paper aims to discuss the use of cartoons in Sociology classes, having as central question: To what extent is it possible to encourage the use of this tool to better understand the sociological content generating in the students interest and attention in class? It is assumed that the cartoons because they are popular elements make the approach of certain subjects in the school space more practical and playful, allowing the assimilation with the daily life in which they experience and facilitating the access to content that is sometimes difficult understanding. Nevertheless, it is necessary to have deep knowledge both in the theoretical and historical scope, as well as in the comic sphere. It was through the theoretical reference on the theme and the experience report in the field at the Nilo Peçanha High School in 2017 that the aim was to discuss the role of this resource in the process of didactic transposition in the teaching of sociology. The investigation is based on Almeida, with the concept of didactic transposition, Rama and Vergueiro by the study and application of comics in the Brazilian classrooms and by Teixeira through the reflection of the charge as object of analysis.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9892
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