Metadata
Show full item record
NARRATIVAS DE SI: COMUNICAÇÕES E EXPRESSÕES COMO UM PERCURSO DE DIFERENTES LINGUAGENS NO TRABALHO COM TEA
Narrativas
Dialogia
Linguagem
Transtorno autístico
Subjetividade
Autism apectrum disorder
Narratives
Dialogism
Language
Almeida, Tainá Mani | Posted on:
2018
Abstract
O transtorno do espectro do autismo (TEA) consiste em um distúrbio que engloba comprometimento na díade das áreas relacionadas à comunicação e à interação, e às ações simbólicas dos indivíduos. As causas e origens do transtorno ainda não são consensuais no campo da ciência, porém já se estabeleceu a concordância de que o autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento. Neste trabalho, o acompanhamento do sujeito com autismo compreende as suas narrativas como um fenômeno singular, ou seja, sua linguagem, verbal ou não, como uma ideação da subjetividade que se revela e se transforma no processo de encontro com o outro. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivos compreender como se estabelecem as narrativas de si e do mundo do sujeito diagnosticado com TEA, e suas possibilidades de construção de interações e auto-suporte. Para isso, utilizam-se como subsídios teóricos a perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty, a sócio-histórica de Lev Vigotsky e, por último, a perspectiva dialógica, apresentada por Martin Buber. É a partir de cinco estudos de caso com crianças de 03 a 12 anos, diagnosticadas com TEA, que se discutem as diferentes formas de narrativas de si que emergem nos processos clínicos retratados. Utilizou-se da metodologia narrativa, na defesa de que os sujeitos com TEA podem falar de si, e falam, em um movimento de comunicar-se que é singular e constante. O estudo dos casos, através do follow up, evidenciou que os recursos da dialogia e da narrativa viabilizam o desenvolvimento da pessoa com TEA, revelando a importância de sua singularidade e de sua expressão peculiar na relação com o mundo que pode tornar acessível sua condição, a partir do conceito de potência e não de déficit
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
ALMEIDA, Tainá Mani. Narrativas de si: comunicações e expressões como um percurso de diferentes linguagens no trabalho com TEA. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.Subject(s)
Transtorno do espectro do autismoNarrativas
Dialogia
Linguagem
Transtorno autístico
Subjetividade
Autism apectrum disorder
Narratives
Dialogism
Language
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: