A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PERSPECTIVA DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA REDE DE ENSINO REGULAR
Inclusão
Autismo
Educação física escolar
Transtorno autístico
Educação inclusiva
Educação física
Special inclusive education
Inclusion
Autism
School physical education
Freitas, Eduardo Fialho de | Posted on:
2016
Abstract
O presente trabalho visa apresentar a relevância da educação inclusiva especial no contexto de uma instituição de ensino nas aulas de educação física, com ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Busquei fundamentações através de autores como Ana Basílio, Jéssica Moreira, José Ferreira Belisário Junior, Patrícia Cunha, entre outros, que abordam em suas obras e levantam debates acerca da referida temática. Esta pesquisa busca encontrar subsídios para nortear o professor de educação física em sua atuação pedagógica, refletindo sobre as dificuldades encontradas pelos docentes no planejamento e execução das aulas; dificuldades físico-estruturais; e a falta de preparação acadêmica para o enfrentamento dessa questão. Como fundamento dessa pesquisa, utilizei as Leis de Diretrizes e Bases (LDB) e a Declaração de Salamanca que foi criada em 1994. Portanto, com o embasamento teórico já citado e através de pesquisa de campo, busco abordar questões que auxiliem o professor em sua intervenção e melhor compreensão da temática, a fim de atender a demanda de crianças com autismo
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
FREITAS, Eduardo Fialho de. A atuação do professor de educação física: uma perspectiva do transtorno do espectro autista na rede de ensino regular. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016.Subject(s)
Educação especial inclusivaInclusão
Autismo
Educação física escolar
Transtorno autístico
Educação inclusiva
Educação física
Special inclusive education
Inclusion
Autism
School physical education