Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9919
Title: O ensino da Capoeira nas aulas de Educação Física no segundo segmento do Ensino Fundamental
Authors: Basílio, Igor de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Muniz, Neyse Luz
metadata.dc.contributor.members: Alves Junior, Edmundo de Drummond
Vianna, Aurélio Pitanga
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Basílio, Igor de Almeida. O ensino da Capoeira nas aulas de Educação Física no segundo segmento do Ensino Fundamental. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016.
Abstract: Durante minha participação na disciplina Pesquisa e Pratica de Ensino III (PPEIII) oferecida pelo curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), eu realizei um trabalho, no exercício de docência, com o conteúdo capoeira tendo como base a pedagogia critica; essa experiência me despertou o desejo de aprofundar conhecimentos sobre possibilidades do desenvolvimento da capoeira como conteúdo nas aulas de educação física, por isso essa é a temática desse trabalho de final de curso. No final dos anos 80 início dos anos 90, a educação física escolar passou a ser criticada, entre outras coisas, por ter sua prática centrada no desenvolvimento de seus conteúdos numa perspectiva biologizante e esportivizante; nesse caminho, o enfoque dado à aprendizagem se restringia ao desenvolvimento das habilidades motoras. Somente nesse momento histórico para área começam a surgir propostas que passam a apresentar a cultura corporal como novo paradigma, onde a dimensão cultural das praticas corporais ganham destaque. Ampliam-se assim as possibilidades de contextualização dos aspectos histórico-culturais de seus conteúdos, na busca de dar sentido e significado ao movimento humano. Nesse contexto, esse trabalho teve como objetivo discorrer sobre uma possibilidade para o desenvolvimento da capoeira nas aulas de educação física destacando princípios norteadores para o seu trabalho que se aproximam da proposta apresentada pelo Parâmetro Curricular Nacional – Educação Física. Nessa perspectiva destacou-se o trabalho desse conteúdo a partir das vertentes procedimentais, conceituais e atitudinais.
metadata.dc.description.abstractother: During my participation in the discipline Research and Practice III Education (PPEIII) offered by the Bachelor's Degree in Physical Education from the Federal Fluminense University (UFF), I realized a job, in the exercise of teaching, with capoeira content based on the critical pedagogy ; this experience made me want to deepen their knowledge about possibilities of development of capoeira as a subject in physical education classes, so this is the theme of this final course work. In the late 80s early 90s, the school physical education began to be criticized, among other things, to have their practice centered on the development of its contents and a biologizing esportivizante perspective; in this way, the focus given to learning was limited to the development of motor skills. Only in this historic moment for the area begin to emerge proposals that pass the present body culture as a new paradigm, where the cultural dimension of bodily practices are highlighted. thus extend up the possibilities for contextualization of the historical and cultural aspects of their content in the search to make sense and meaning to human movement. In this context, this study aimed to discuss a possibility for the development of capoeira in physical education classes emphasizing guiding principles for their work they approach the proposal of the National Curriculum Parameters - Physical Education. In this perspective the highlight was the work of that content from the procedural, conceptual and attitudinal aspects.  
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9919
Appears in Collections:GGJ - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.