A CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SARAVÁ CAPOEIRA E A VOLTA QUE O MUNDO DÁ
Educação física escolar
Cultura
Capoeira
Cultura afro-brasileira
Educação física
Capoeria
Scholar physical education
Culture
Coelho, Francisco Mannarino | Publicado en:
2016
Resumen
O objetivo geral desde estudo foi apresentar uma metodologia de ensino da capoeira nas aulas de educação física escolar para alunos do 8º ano da rede de ensino do estado do Rio de Janeiro, indo ao encontro da obrigatoriedade de seu ensino de acordo com o currículo mínimo do referido Estado. A história da capoeira está diretamente ligada à história e cultura afro-brasileira, o que por lei, fruto de muitas lutas sociais, é obrigatório o ensino nas escolas de ensino fundamental e médio, públicas ou privadas. A metodologia utilizada nesse estudo foi a revisão bibliográfica. Encarada aqui como prática emponderadora, a capoeira deverá atingir metas maiores que as habilidades físicas. Deve-se trabalhar não apenas os movimentos da capoeira, por si só, mas também sua história enquanto manifestação da cultura afro-brasileira. É notório o avanço da capoeira na sociedade e no ambiente escolar, mas ainda é um desafio como trabalha-la na educação física escolar, o qual foi oferecido uma proposta nesse estudo
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoFuente
COELHO, Francisco Mannarino. A capoeira na educação física escolar: saravá capoeira e a volta que o mundo dá. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016.Sujeta/Sujeto(s)
CapoeiraEducação física escolar
Cultura
Capoeira
Cultura afro-brasileira
Educação física
Capoeria
Scholar physical education
Culture