xmlui.metadata.dc.contributor.advisor | Maia, Tauan Nunes | |
xmlui.metadata.dc.contributor.author | Coelho, Francisco Mannarino | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2019-06-10T17:14:50Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2019-06-10T17:14:50Z | |
xmlui.metadata.dc.date.issued | 2016 | |
xmlui.metadata.dc.identifier.citation | COELHO, Francisco Mannarino. A capoeira na educação física escolar: saravá capoeira e a volta que o mundo dá. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9922 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | O objetivo geral desde estudo foi apresentar uma metodologia de ensino da capoeira nas aulas de educação física escolar para alunos do 8º ano da rede de ensino do estado do Rio de Janeiro, indo ao encontro da obrigatoriedade de seu ensino de acordo com o currículo mínimo do referido Estado. A história da capoeira está diretamente ligada à história e cultura afro-brasileira, o que por lei, fruto de muitas lutas sociais, é obrigatório o ensino nas escolas de ensino fundamental e médio, públicas ou privadas. A metodologia utilizada nesse estudo foi a revisão bibliográfica. Encarada aqui como prática emponderadora, a capoeira deverá atingir metas maiores que as habilidades físicas. Deve-se trabalhar não apenas os movimentos da capoeira, por si só, mas também sua história enquanto manifestação da cultura afro-brasileira. É notório o avanço da capoeira na sociedade e no ambiente escolar, mas ainda é um desafio como trabalha-la na educação física escolar, o qual foi oferecido uma proposta nesse estudo | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | openAccess | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
xmlui.metadata.dc.title | A capoeira na educação física escolar: saravá capoeira e a volta que o mundo dá | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Capoeira | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Cultura | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.members | Andrade, Marcos Paulo Araújo Macieira de | |
xmlui.metadata.dc.contributor.members | Mesquita, Chuno Wanderlei | |
xmlui.metadata.dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Capoeira | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Educação física | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Capoeria | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Scholar physical education | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Culture | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractother | The aim of this study was introduce a method to teach capoeira in physical education at school for students from the Rio de Janeiro State, as require by minimal curriculum. The capoeira history is connected to afro-brazilian culture, what by law is required in public and private schools. The method used was literature review. As a empowerment practice, capoeira can teach more than physical skills. Have to teach more than capoeira movement, but their history as a afro-brazilian couture. Is notorious the advance of capoeira in our society, but is still a challenge how to teach in scholar physical educatiol, what was showed in this production. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Instituto de Educação Física | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2016 | |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Niterói, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.curso | Graduação em Educação Física | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |