Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9924
Title: A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do Ensino Médio que participaram do projeto
Authors: Mariano, Leandro Henrique Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Terra, Dinah Vasconcellos
metadata.dc.contributor.members: Carvalho, Nelson Teixeira de
Aboud, Sérgio Ricardo
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Mariano, Leandro Henrique Silva. A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do Ensino Médio que participaram do projeto.2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016.
Abstract: O seguinte trabalho surge a partir da implantação do Projeto PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no curso de Educação Física da Universidade Federal Fluminense. Após participarmos de diversos processos avaliativos do projeto e seus resultados nas escolas e universidade, foi possível observar melhorias consideráveis em relação a maneira do universitário licenciando se relacionar com as questões da escola e com sua futura carreira docente, além de contribuir com a formação continuada dos professores supervisores e potencializar a qualidade do ensino ofertado aos alunos das escolas da rede pública de ensino. Com isso, julgamos necessário questionar aos alunos sobre a importância e a capacidade do PIBID enquanto uma política governamental que visa qualificar o ensino. Portanto, o trabalho consiste em analisar a influência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência sobre a Escola, contextualizando todas as variáveis que a cerca, como o ambiente escolar, a relação professor–aluno, a qualidade do ensino, e a variedade e importância dos conteúdos trabalhados. Caracterizando e descrevendo as abordagens metodológicas, as ações desenvolvidas na escola, e a pesquisa de campo realizada para retratar a visão dos alunos sobre os pontos citados, a fim de exercer uma análise baseada na avaliação dos mesmos.
metadata.dc.description.abstractother: The following work arises from the implementation of PIBID Project - Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching, in the course of Physical Education of the Universidade Federal Fluminense. After partaking of various evaluation processes of the project and its results in schools and university, we observed considerable improvement over the way the university licensing relate to school issues and their future teaching career, and contribute to the continuing education of supervising teachers and enhance the quality of education offered to students of schools of public schools. Thus, we deem it necessary to question students about the importance and capacity of PIBID as a government policy that aims to qualify the teaching. Therefore, the work is to analyze the influence of the Institutional Scholarship Program Initiation will Teaching about the school, contextualizing all the variables that about, as the school environment, the teacher-student relationship, the quality of education, and the variety and importance of the contents worked. Featuring and describing the methodological approaches, the actions undertaken in school, and field research to portray the views of students about the points cited in order to pursue an analysis based on the evaluation.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9924
Appears in Collections:GGJ - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.