JOGOS E BRINCADEIRAS DE RUA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Nascimento, Rodrigo Araújo do | Posted on:
2011
Abstract
Essa pesquisa tem como objetivo o estudo dos jogos e brincadeiras de rua nas aulas de
educação física escolar, devido à importância histórica e cultural que o tema apresenta no
ambiente escolar. E por perceber que tais atividades já não estão sendo mais praticadas
atualmente por crianças e adolescentes, o que implica na perda de um conhecimento. Na
maioria das vezes, os termos jogo e brincadeira são utilizados e entendidos de forma
sinônima. Por isso, tentou-se uma definição para uma diferenciação dos termos jogo e
brincadeira, que apesar de muitos estudos ainda não são utilizados de forma clara. Mesmo
não sendo a intenção desse trabalho, o termo brinquedo acabou sendo mencionado e a
busca por sua definição também, ainda que de forma breve. Para um melhor entendimento
do trabalho, buscou-se passar por alguns destaques históricos da educação física e, por
fim, como jogos e brincadeiras podem orientar os professores de educação física em uma
prática pedagógica questionadora dos estereótipos
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]