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Title: Vídeos na aula de inglês : uma análise à luz da Teoria da Atividade
Authors: Abreu, Ana Lucia Segadas Vianna
metadata.dc.contributor.advisor: Valério, Katia Modesto
metadata.dc.contributor.members: Valério, Katia Modesto
Vereza, Solange
Tavares, Kátia Cristina do Amaral
Issue Date: 2012
Abstract: Este estudo objetiva compreender o desenvolvimento da atividade em si bem como caracterizar os diferentes elementos que compõem uma atividade educacional (sujeitos, objeto, ferramentas, regras, comunidade e divisão de trabalho). Além disso, pretende-se discutir e exemplificar os Princípios Básicos da atividade no ensino de língua mediado por vídeos. Com esse propósito, a pesquisa utiliza o arcabouço geral da Teoria da Atividade de Vygotsky e seus seguidores. Adotando essa perspectiva, procura-se investigar as ações dos estudantes inseridos na atividade “Produzir e Apresentar um pôster sobre uma atração turística”. Na análise, procura-se observar o engajamento dos aprendizes, seus prováveis motivos e objetivos, além dos resultados que evidenciam mudanças de comportamento no processo de ensino aprendizagem da língua inglesa. Além disso, discutir se tarefas mediadas por vídeos podem levar os estudantes a atuarem na atividade de forma mais engajada e divertida, por conseguinte, alcançarem seus objetivos. Procura-se também observar se aluno consciente do objeto final da atividade tende a atuar de forma mais eficaz na atividade e se ele tem consciência da importância de suas ações na atividade. Por fim, procura-se investigar necessidades e ou desejos dos aprendizes, pois, possivelmente, para mudar as atitudes dos alunos, será necessário desenvolver tarefas pedagógicas que se relacionem com suas satisfações. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa exploratória porque trata de um processo investigativo que se preocupa em analisar, interpretar e descrever a complexidade do comportamento humano. Como a pesquisa analisa um problema situado no momento atual e não apresenta preocupação de descobrir uma verdade universal e generalizável, seu método é o estudo de caso. Com o resultado dessa pesquisa, pretende-se orientar o trabalho do professor e fornecer subsídios para uma melhor compreensão do contexto que envolve um sistema de atividade em uma escola pública no Estado do Rio de Janeiro. Sugere-se o uso mais frequente de vídeos que atendam as necessidades do aprendiz nas escolas em geral. No entanto, outras ferramentas poderão ser selecionadas e outras tarefas poderão ser projetadas; entretanto, o foco deverá ser nas necessidades principais dos aprendizes, que poderão sugerir a aplicação de outras ferramentas inovadoras.
metadata.dc.description.abstractother: This study aims to understand the development of the activity itself as well characterizing the different elements that constitute an educational activity (subject, object, tools, rules, community and division of labor). In addition, we intend to discuss and illustrate the Basic Principles of activity in the language teaching mediated by videos. For this purpose, the research uses the general framework of Activity Theory of Vygotsky and his followers. Adopting this perspective, we seek to investigate the actions of students entered in the activity “To produce and to show a poster about a landscape”. In the analysis, we seek to observe the engagement of the learners, their probable motives and objectives, and the results that show changing of behavior in the teaching and learning process of English. Also we intend to discuss whether tasks mediated by videos can lead them to act in the activity in a more fun and engaged way, consequently, they can achieve their goals. Moreover, to observe if conscious student of the activity’s final object tends to act more effectively in the activity and whether he is aware of the importance of his actions in the activity. Finally, we seek to investigate needs and wishes of learners because, possibly, in order to change the students’ attitudes, it will be necessary to develop pedagogical tasks that relate to their satisfaction. The study is characterized as an exploratory qualitative research because it is an investigative process that concerns to analyze, interpret and describe the human complexity. As the research analyzes a problem situated in a present moment and has no concern to discover an universal and generalizable truth, its method is the case study. With the result of this research, the intention of this paper is to guide the teacher’s work and to provide subsidies for a better comprehension of the context that involves an activity system in a public school of the Rio de Janeiro state. It suggests the more frequent use of videos that meet the learner needs in the schools in general. However, other tools can be selected and other tasks may be designed focusing in the learners’ main needs, which can also suggest the application of other innovative tools.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9950
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