REFLEXÕES SOBRE AS MASCULINIDADES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O DISCURSO DE DOCENTES SOBRE A EXCLUSÃO DOS ALUNOS
Identidade de gênero
Masculinidades
Discriminação na educação
Identidade de gênero
Masculinidade
Exclusion
Gender identity
Masculinities
Cunha, Juliana Pelluso Fernandes da | Posted on:
2014
Abstract
A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, caracterizou-se por um estudo de caso. Teve por objetivo geral, averiguar os possíveis mecanismos de exclusão de alunos devido à identidades de gênero distintas do padrão hegemônico. A pesquisa realizou-se no Colégio Universitário Geraldo Reis e no Colégio Estadual Aurelino Leal O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada com docentes de educação física dos respectivos colégios, contabilizando um grupo de cinco informantes. Os resultados foram analisados a partir do referencial da análise de conteúdo e dos estudos de gênero, originando as categorias: “Preferência pelo formato das aulas mistas”, “Causas da exclusão”, “Estratégias para solucionar problemas de Gênero na EFe” e “Cruzando fronteiras de Gênero”. Concluiu-se que nas aulas de educação física, operam mecanismos geradores de exclusão e discriminação de alunos, que funcionam de forma invisibilizada devido à naturalização dos padrões de gênero
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
CUNHA, Juliana Pelluso Fernandes da. Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos. 2014. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)-Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2014.Subject(s)
ExclusãoIdentidade de gênero
Masculinidades
Discriminação na educação
Identidade de gênero
Masculinidade
Exclusion
Gender identity
Masculinities