Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9953
Title: Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de Educação Física Escolar: O discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos
Authors: Cunha, Juliana Pelluso Fernandes da
metadata.dc.contributor.advisor: Devide, Fabiano Pries
metadata.dc.contributor.members: Dutra, Sérgio Ricardo Aboud
Souza, Eliane Glória Reis da Silva
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Cunha, Juliana Pelluso Fernandes da. Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de Educação Física Escolar: O discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos. 2014. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)-Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2014.
Abstract: A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, caracterizou-se por um estudo de caso. Teve por objetivo geral, averiguar os possíveis mecanismos de exclusão de alunos devido à identidades de gênero distintas do padrão hegemônico. A pesquisa realizou-se no Colégio Universitário Geraldo Reis e no Colégio Estadual Aurelino Leal O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada com docentes de Educação Física dos respectivos colégios, contabilizando um grupo de cinco informantes. Os resultados foram analisados a partir do referencial da Análise de Conteúdo e dos Estudos de Gênero, originando as categorias: “Preferência pelo formato das aulas mistas”, “Causas da exclusão”, “Estratégias para solucionar problemas de Gênero na EFe” e “Cruzando fronteiras de Gênero”. Concluiu-se que nas aulas de Educação Física, operam mecanismos geradores de exclusão e discriminação de alunos, que funcionam de forma invisibilizada devido à naturalização dos padrões de gênero.
metadata.dc.description.abstractother: This qualitative and exploratory research was characterized as case study. The purpose was to investigate the possible mechanisms of male students exclusion due to different gender identities from the hegemonic masculinity. The research took place at Geraldo Reis and Aurelino Leal schools. The data collection instrument was a semi-structured interview, done with teachers of Physical Education from the respective schools, accounting a group of five informants. The results were analyzed by the Content Analysis and Gender Studies, originating five categories: “Preference for mixed classes”, “Causes of exclusion”, “Strategies to address gender issues inf EFe”, and “Crossing Gender boundaries”. It was concluded that in Physical Education classes, operates exclusion mechanisms and discrimination of students, that occur invisibly due to the naturalization of gender patterns.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9953
Appears in Collections:GGJ - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.