Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9965
Title: A Capoeira na Eduação Física escolar: analisando referências
Authors: Fernandes, Vinicius Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Leonardo Mattos da Motta
metadata.dc.contributor.members: Foganholi, Cláudia
Sampaio, Danielle
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Fernandes, Vinicius Santos. A capoeira na Educação Física escolar: analisando referências. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2017.
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar o que vem sendo produzido nas revistas mais conceituadas na área de Educação Física, tratando a Capoeira nas aulas de Educação Física Escolar. As revistas Pensar a Prática, Movimento e Revista Brasileira de Ciências do Esporte foram os meios de pesquisa para alcançar as respostas. Após as análises e discussão a respeito, percebeu-se a necessidade em aprofundar o conhecimento acerca da temática abordada. O Coletivo de Autores mostrou-se a mais completa abordagem pedagógica no trato do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física. A Capoeira, enquanto manifestação cultural, quando abordada numa perspectiva crítico-superadora, instiga o aluno a construir uma nova visão da realidade social que está inserido e a desconstruir paradigmas preconceituosos. Assim, este trabalho entende que a Capoeira quando trabalhada nas aulas, deve ser contextualizada, fazendo um resgate do seu histórico social e problematizada no intuito de modificar e democratizar as relações sociais e o conhecimento dos alunos.
metadata.dc.description.abstractother: This conclusion of course has as objective to analyze what is being produced in the most relevant journals in the area of Physical Education, treating the poultry in Physical Education classes at school. The magazines think the practice, Movement and Brazilian Journal of Sport Sciences were the means of research to achieve the answers. After analysis and discussion, realized the need to deepen the knowledge about the theme addressed. The Collective of authors showed to be the most complete pedagogical approach in the treatment of the teaching-learning process in Physical Education classes. The Capoeira, while cultural manifestation, when addressed a critical perspective-Overmastering, instigates the student to build a new vision of social reality that is inserted and deconstruct prejudiced paradigms. Thus, this study considers that the poultry when worked in the classes, must be contextualized, making a ransom of his social history and evaluated in order to modify and democratise the social relations and the knowledge of the students.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9965
Appears in Collections:GGJ - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.