A CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO REFERÊNCIAS
Educação física
Educação física escolar
Ensino-aprendizagem
Coletivo de autores
Capoeira
Educação física
Ensino-aprendizagem
Poultry
Physical education
Physical education at school
Collective of authors
Fernandes, Vinicius Santos | Posted on:
2017
Abstract
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar o que vem sendo produzido nas revistas mais conceituadas na área de educação física, tratando a capoeira nas aulas de educação física escolar. As revistas Pensar a Prática, Movimento e Revista Brasileira de Ciências do Esporte foram os meios de pesquisa para alcançar as respostas. Após as análises e discussão a respeito, percebeu-se a necessidade em aprofundar o conhecimento acerca da temática abordada. O coletivo de autores mostrou-se a mais completa abordagem pedagógica no trato do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física. A capoeira, enquanto manifestação cultural, quando abordada numa perspectiva crítico-superadora, instiga o aluno a construir uma nova visão da realidade social que está inserido e a desconstruir paradigmas preconceituosos. Assim, este trabalho entende que a Capoeira quando trabalhada nas aulas, deve ser contextualizada, fazendo um resgate do seu histórico social e problematizada no intuito de modificar e democratizar as relações sociais e o conhecimento dos alunos
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
FERNANDES, Vinicius Santos. A capoeira na educação física escolar: analisando referências. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2017.Subject(s)
CapoeiraEducação física
Educação física escolar
Ensino-aprendizagem
Coletivo de autores
Capoeira
Educação física
Ensino-aprendizagem
Poultry
Physical education
Physical education at school
Collective of authors