LÚDICO E ESCOLA: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Freitas, Vanessa de Oliveira | Posted on:
2013
Abstract
O presente trabalho traz questionamentos acerca de como o lúdico é visto nas escolas e no nosso cotidiano. Seria este apenas uma metodologia de trabalho ou conhecimento? Faz parte de alguma cultura? Como o mesmo contribui e aparece nas nossas relações sociais e no aprendizado daqueles que estão na escola? Desejando responder estas perguntas, busca-se entender que corpo é este que fala e interage dentro da mesma, percebendo como espaços lúdicos (brinquedotecas) dialogam e contribuem na/para formação e, neste processo, qual seria a influência dos jogos e brincadeiras no cotidiano dos alunos e professores. No desenvolvimento do trabalho, procurei dialogar com autores que pensam acerca da presença do lúdico no cotidiano tais como: Cunha (1997), Huizinga (1986), Kishimoto (1997), bem como com autores que trabalham a corporeidade e o homem enquanto construção cotidiana, entre eles Maturana (2001), Larrossa (2004), Carvalho (2012) e, assim, chegando a conclusões, mesmo que parciais, que apontam a ludicidade, na escola e no cotidiano, apenas como um meio e/ou nova forma do autoritário
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