O FEEDBACK EM COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (LE) ONLINE
aquisição de LE
Comunidade de aprendizagem online
Perspectiva sociocultural
Linguística aplicada
Ensino à distância
Tecnologia educacional
Feedback
Feedback
FL acquisition
Online community of learning
Sociocultural perspective
Soares, Denise Araujo Negreiros | Posted on:
2012
Abstract
O objetivo principal deste estudo foi identificar quais os tipos de feedback (LYSTER e
RANTA, 1997; MASON e BRUNING, 2001; KIELTY, 2004; MORY, 2004; PAIVA, 2003;
LYSTER e MORI, 2006; SHUTE, 2007; PYKE e SHERLOCK, 2010; STORCH e
WIGGLESWORTH, 2010) são utilizados na interação instrutor-aprendiz em uma
comunidade de aprendizagem de línguas online. Além disso, este trabalho também teve como
intuito comparar os tipos de feedback ofertados na comunidade de aprendizagem online
investigada com os tipos de feedback já apontados pela literatura em contextos de aula
presencial (LYSTER e RANTA, 1997; LYSTER e MORI, 2006; STORCH e
WIGGLESWORTH, 2010). Por fim, buscou-se verificar como os diferentes tipos de feedback
ofertados online podem contribuir para uma orientação positiva do processo de aprendizagem
(SVALBERG 2007 e 2009), assim como oferecer ao aprendiz uma maior oportunidade de se
tornar mais autônomo (MORY, 2004). Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa
qualitativo - interpretativista de cunho netnográfico. Através da análise das mensagens de
feedback enviadas aos aprendizes de inglês como LE, foram categorizados os tipos de
feedback que ocorrem entre instrutor e aprendiz nesta comunidade. Os resultados apontam
dezessete tipos diferentes de feedback que foram divididos em três categorias: feedback
corretivo, feedback interacional/ motivacional e feedback avaliativo/ informativo. A partir da
identificação dos diferentes tipos de feedback foi possível compará-los às categorias de
feedback já identificadas em contexto presencial de aprendizagem. Além disso, a partir da
observação da interação entre os membros da comunidade, foi possível descrever como os
diferentes tipos de feedback ofertados online contribuem para uma orientação positiva do
aprendiz, incitando a motivação e o engajamento, assim como também, buscam promover
uma maior oportunidade de se tornarem mais autônomos
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSubject(s)
feedbackaquisição de LE
Comunidade de aprendizagem online
Perspectiva sociocultural
Linguística aplicada
Ensino à distância
Tecnologia educacional
Feedback
Feedback
FL acquisition
Online community of learning
Sociocultural perspective
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: