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Title: A escola no túnel do tempo : Imaginários sociodiscursivos e efeitos de sentido em charges contemporâneas sobre a educação de ontem e de hoje
Authors: Cardoso, Eveline Coelho
metadata.dc.contributor.advisor: Monnerat, Rosane Santos Mauro
metadata.dc.contributor.members: Leite, Luciana Paiva de Vilhena
Santos, Adriano Oliveira dos
Feres, Beatriz dos Santos
Silva, Nadja Pattresi de Souza e
Issue Date: 17-Aug-2018
Abstract: Esta pesquisa, cujas bases estão lançadas sobre a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, tem por objeto analítico um conjunto de charges publicadas entre os anos de 2007 e 2015, que abordam o tema da educação brasileira por meio de um paralelo temporal entre o passado e o presente. Situada na fronteira entre arte e jornalismo e entre informação e opinião, a charge, enquanto gênero discursivo, constrói um acontecimento comentado verbo-visual, explorando mais intensamente o espaço de captação do que o de informação em seu contrato comunicativo midiático. O enunciador chargista, mais voltado, portanto, para o objetivo de atrair seu público, lança mão de estratégias específicas de apelo da emoção mais do que da razão, cujos efeitos pretendidos de humor e de pathos temperam a objetividade e a verbalidade predominantes nas publicações jornalísticas. A produção de tais efeitos se deve, por sua vez, à evocação de saberes diversos que permeiam as trocas comunicativas e sustentam sistemas coletivos de representações colocados em jogo no processo de semiotização do mundo da charge. Na ilustração caricatural da realidade educacional brasileira de ontem e de hoje, os textos em exame re-apresentam, assim, imaginários sociodiscursivos de forma implícita em sua composição, por meio de mecanismos linguísticos e discursivos diversos e interdependentes, cuja descrição constitui o objetivo principal deste estudo. A investigação se fundamenta, ainda, em pressupostos da Teoria das Representações Sociais, da Semiótica da imagem visual e dos quadrinhos, da Semântica e dos estudos do humor, que convergiram para a construção de uma grade analítica projetada para contemplar a complexidade desse discurso em que palavra e imagem dizem tanto com tão pouco
metadata.dc.description.abstractother: This research, which is based on the Semiolinguistic Theory of Discourse Analysis, has as an analytical object a set of cartoons published between the years of 2007 and 2015, which addresses the theme of education by a temporal parallel between the past and the present. The cartoon as a discursive genre is situated on the edge between art and journalism and opinion, it makes a commented verbal-visual event, exploring more intensively the space of reception than the information in its communicative media agreement. The cartoon enunciator is more focused on attracting its audience, using specific appealing strategies of emotion rather than reason, which intended effects of humor and pathos balance objectivity and verbality predominantly in journalistic publications. The production of such effects is due to the evocation of diversified knowledge that pass through communicative exchanges and support collective systems of representations that prove the semiotization process of the world of cartoon. In the caricature illustration of the Brazilian educational reality of yesterday and today, the texts in question represent socio-discursive imaginaries in an implicit manner in its composition through linguistic and discursive methods that are interdependent, which description is the main purpose of this study. The investigation is also based on the Theory of Social Representations, the Semiotics of visual image and comic strips, the Semantics and the studies of humor, which directed towards the elaboration of an analytical grid designed to contemplate the complexity of speech in which word and image say so much with so little
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9977
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