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Title: Sociologia no ensino médio: uma trajetória político-institucional (1982-2008)
Authors: Azevedo, Gustavo Cravo
metadata.dc.contributor.advisor: Holanda, Cristina Buarque de
metadata.dc.contributor.members: Augusto, Cláudio de Farias
Handfas, Anita
Issue Date: 2014
Abstract: O trabalho tem como objetivo principal contar e analisar a trajetória de institucionalização da Sociologia como disciplina obrigatória no ensino médio entre os anos 1982 e 2008, com atenção para seus avanços e retrocessos. O recorte temporal escolhido se justifica pelo objetivo de abarcar o retorno gradual da Sociologia aos estados brasileiros entre 1982 e 2007, ponto que considero fundamental para a criação de lei federal sobre a matéria. Além do foco nos estados, o estudo acompanha as duas tramitações de projetos de lei federal. A primeira, em 2001, sem sucesso, a segunda, em 2008, com sucesso. Nas duas tentativas, são analisados os discursos produzidos pelos parlamentares nas duas Casas do Congresso, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Entre os argumentos favoráveis à obrigatoriedade da disciplina, destacam-se os objetivos de boa formação da juventude brasileira e construção de uma sociedade democrática e cidadã. Entre os argumentos contrários, as dificuldades práticas dessa empreitada e a suposição de que os conteúdos de Sociologia já estariam contemplados em outras disciplinas de Humanidades.
metadata.dc.description.abstractother: The work aims to count and analyze the trajectory of institutionalization of Sociology as a compulsory subject in high school between the years 1982 and 2008, with attention to their advances and setbacks. The time frame chosen is justified by the objective of covering the gradual return of Sociology at the Brazilian States between 1982 and 2007, the point that I consider fundamental to the creation of federal law on the subject. Besides focusing on the states, the study follows the two projects formalities of federal law. The first, in 2001, without success, the second, in 2008, successfully. In two attempts, analyzes the discourses produced by parliamentarians in both Houses of Congress, the Chamber of Deputies and the Federal Senate. Among favorable to mandatory discipline arguments highlight the goals of proper training of Brazilian youth and building a democratic and civic society. Some arguments against the practical difficulties of this endeavor and the assumption that the contents of Sociology were already covered in other disciplines of Humanities.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9985
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