SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA TRAJETÓRIA POLÍTICO-INSTITUCIONAL (1982-2008)
Ensino médio
Projeto de lei
Congresso Nacional
Sociologia educacional
Ensino médio
Projeto de lei
Sociology
High school
Law project
National Congress
Azevedo, Gustavo Cravo | Posted on:
2014
Abstract
O trabalho tem como objetivo principal contar e analisar a trajetória de institucionalização da Sociologia como disciplina obrigatória no ensino médio entre os anos 1982 e 2008, com atenção para seus avanços e retrocessos. O recorte temporal escolhido se justifica pelo objetivo de abarcar o retorno gradual da Sociologia aos estados brasileiros entre 1982 e 2007, ponto que considero fundamental para a criação de lei federal sobre a matéria. Além do foco nos estados, o estudo acompanha as duas tramitações de projetos de lei federal. A primeira, em 2001, sem sucesso, a segunda, em 2008, com sucesso. Nas duas tentativas, são analisados os discursos produzidos pelos parlamentares nas duas casas do Congresso, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Entre os argumentos favoráveis à obrigatoriedade da disciplina, destacam-se os objetivos de boa formação da juventude brasileira e construção de uma sociedade democrática e cidadã. Entre os argumentos contrários, as dificuldades práticas dessa empreitada e a suposição de que os conteúdos de Sociologia já estariam contemplados em outras disciplinas de humanidades
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DissertaçãoSubject(s)
SociologiaEnsino médio
Projeto de lei
Congresso Nacional
Sociologia educacional
Ensino médio
Projeto de lei
Sociology
High school
Law project
National Congress
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