Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9986
Title: Worldpackers - A Hospitalidade Mediada e Promovida Pelo Desenvolvimento Tecnológico
Authors: Marins, Elizabeth Sales de
metadata.dc.contributor.advisor: Mayer, Verônica Feder
metadata.dc.contributor.members: Santos, Lúcia Oliveira da Silveira
Lenziardi, Raquel
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Marins, Anna Elizabeth Sales de. Worldpackers - A Hospitalidade Mediada e Promovida Pelo Desenvolvimento Tecnológico. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Tecnológica em Hotelaria)-Faculdade de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal Fluminense, 2018.
Abstract: A Worldpackers é uma empresa de base tecnológica que promove diferentes formas de intercâmbio no qual o viajante desempenha algum tipo de trabalho voluntário em troca de hospedagem e alimentação. O avanço tecnológico permite que novos modelos de negócio sejam criados em diferentes setores, como é o caso da referida empresa dentro do universo da hospitalidade. Este estudo procurou conhecer a estrutura e o funcionamento da Worldpackers; identificar manifestações de hospitalidade percebidas por viajantes voluntários a partir de aspectos prédefinidos como local, hospitalidade, tarefas, estrutura e entretenimento; conhecer seus perfis e níveis de satisfação; e investigar motivações de anfitriões para receber esses viajantes. Para isso, foi realizada a análise de conteúdo de 147 comentários de avaliação presentes nos perfis de estabelecimentos anfitriões no site da Worldpackers, assim como entrevista semiestruturada com os anfitriões desses estabelecimentos. Os resultados indicam que a maioria dos viajantes voluntários está satisfeita com as experiências que teve, sendo a percepção da hospitalidade a mais mencionada nos comentários. Eles revelam, ainda, que os motivos que levam os anfitriões a permitirem esse intercâmbio envolvem parcialmente interesses. Quanto aos comentários negativos, foi possível identificar que os estabelecimentos que foram avaliados com esse teor, podem não estar de acordo com a missão da empresa.
metadata.dc.description.abstractother: Worldpackers is a technology-based company that promotes different forms of exchange in which the traveler develops some kind of volunteer work in exchange of lodging and food. The technological progress allows the creation of new business models in different sections, as this company within the universe of hospitality. This study sought to know the structure and operation of Worldpackers; identify manifestations of hospitality perceived by volunteer travelers from predefined aspects such as location, hospitality, tasks, structure and entertainment; know their profiles and levels of satisfaction; and investigate motivations of hosts to receive those travelers. For this, an analysis of 147 evaluation comments present in the profiles of host establishments on the Worldpackers site was carried out, as well as a semistructured interview with the hosts of those establishments. The results show that most of the volunteer travelers are satisfied with the experiences they had, with the perception of hospitality being the most mentioned in the comments. They also reveal that the motives that make the hosts allow this exchange partly involve interests. About the negative comments, it was possible to identify that the establishments that were evaluated with this content, may not be in agreement with the mission of the company.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9986
Appears in Collections:GTH - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Worldpackers - Elizabeth PDF2.pdfMarins, Anna Elizabeth Sales de Worldpackers : A hospitalidade mediada e promovida pelo desenvolvimento tecnológico / Anna Elizabeth Sales de Marins ; Verônica Feder Mayer, orientadora. Niterói, 2018. 36 f. : il.2.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.