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Title: A Influência das Marcas Corporais no Processo Seletivo Hoteleiro
Authors: Franco, Júlia Schupp Escandarane
metadata.dc.contributor.advisor: Lenziardi, Raquel
metadata.dc.contributor.members: Santos, Lúcia Oliveira da Silveira
Fonseca Filho, Ari da Silva
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Franco, Júlia Schupp Escandarane. A Influência das Marcas Corporais no Processo Seletivo Hoteleiro. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Tecnológica em Hotelaria)-Faculdade de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal Fluminense, 2018.
Abstract: Ao longo do tempo, os meios de hospedagem foram evoluindo de hospedarias mais simples a uma grande diversidade de empreendimentos, desde albergues a grandes redes hoteleiras. Com isso, padrões e protocolos passam a ser estabelecidos, assim como o perfil desejado dos candidatos aos postos de trabalho. Ao analisarmos os processos seletivos, percebemos a predominância na escolha de um perfil específico, que chamaremos neste trabalho de neutro. Segundo Cardoso (2008), esse perfil de profissional teria um tipo de aparência considerada socialmente aceitável, para gerar empatia com o hóspede. Contudo, atualmente, verifica-se que uma parte dos ingressantes do curso de hotelaria não se encaixam nesse padrão e podem enfrentar problemas para ingressar no mercado hoteleiro. Diante de tal questão, foi formulado o seguinte problema de pesquisa: Em que medida, as características da aparência, ainda são exigências para ingressar na hotelaria? Assim, o objetivo é analisar se algumas marcas corporais (piercings, tatuagens, alargadores, cabelos coloridos, cacheados, crespos, blackpower e dreadlocks) influenciam os processos seletivos hoteleiros. O processo metodológico consistiu em uma pesquisa bibliográfica dos assuntos pertinentes e de dois levantamentos dados. O primeiro foi um questionário com alunos dos cursos de Hotelaria e Turismo divulgado na rede social Facebook e na via de comunicação Whatsapp e o segundo foi uma pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas individuais. Os resultados indicam que os meios hoteleiros ainda estão se atualizando quanto ao fator aparência na hora da contratação, e que mesmo nos dias de hoje, ainda se mostra importante para alguns meios de hospedagem.
metadata.dc.description.abstractother: As the hotel business evolved into a consolidated industry, standards and protocols were established. With this, distinct desired profiles of applicants appeared for each type of hotel environment. We perceive the predominance of a traditional profile, which we will call neutral in this paper. According to Cardoso (2008), this would be a type of appearance considered socially pleasant, and that generates empathy. However, a significant portion of the students in the hotel trade does not meet these standards and may face problems joining this job market. Faced with this dilemma, the following research problem was formulated: Is the hiring process in the hotel trade outdated, or in accordance with current aesthetic trends and its influences on the appearance of the candidates? The objective is to analyze prejudices with body modifications in the hiring processes of the hotel industry. The methodological process consists of bibliographical research of pertinent subjects and data from surveys with Hospitality and Tourism students through social networks Facebook and WhatsApp. The result shows that the hotel environment is in the process of getting up-to-date when the topic is the appearance of candidates in the hiring process. Even these days, it is still a high priority for some hospitality environments.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9991
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A INFLUÊNCIA DAS MARCAS CORPORAIS NO PROCESSO SELETIVO.pdfFranco, Júlia Schupp Escandarene de A Influência das Marcas Corporais no Processo Seletivo / Júlia Schupp Escandarene Franco ; Raquel Lenziardi, orientadora. Niterói, 2018. 30 f. : il.378.6 kBAdobe PDFView/Open


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