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Title: Dizer na cultura para dizer da diferença: o discurso da diversidade no discurso da política no Brasil
Authors: Silva, Diego Barbosa da
metadata.dc.contributor.advisor: Medeiros, Vanise Gomes de
metadata.dc.contributor.advisorco: Zoppi-Fontana, Mónica Graciela
metadata.dc.contributor.members: Magalhães, Belmira Rita da Costa
Azevedo, Lia Calabre de
Sant´Anna, Vera Lúcia de Albuquerque
Diez, Xoán Carlos Lagares
Issue Date: 13-Oct-2016
Abstract: O objetivo desta pesquisa, inscrita no aparato teórico-metodológico de Pêcheux e Orlandi, é investigar o funcionamento do discurso da diferença no discurso da política sobre a cultura no Brasil. Na busca por tal funcionamento, deparamo-nos com a emergência do discurso do multiculturalismo/da diversidade cultural, como forma de significar a diferença enquanto variedade e essa variedade como positiva, no Brasil e no Canadá, onde teria emergido nos anos 1960. Sentimos, então, a necessidade de confrontar o funcionamento desses discursos em ambos os países, pois, diferentemente do Brasil, onde esse discurso se historicizou pelo significante diversidade cultural, no Canadá isso ocorreu por meio do significante multiculturalismo. Observamos que, se no Canadá, o discurso do multiculturalismo emerge na década de 1960, no Brasil, o discurso da diversidade cultural só começa a produzir efeitos no discurso da política sobre a cultura após o fim da Ditadura Civil- Militar (1964-1985) e com a Constituinte (1987-1988). Entretanto, é somente no Governo Lula (2003-2010) que, sob o domínio desse discurso, é possível observar o deslocamento do discurso sobre a diferença para um discurso da diferença, quando são criados aparelhos ideológicos de Estado político-culturais de escuta, como conferências, seminários e colegiados, para ouvir as vozes das diferenças na elaboração de medidas político-culturais, entre elas o Plano Nacional de Cultura (2010-2020), o corpus central da pesquisa. Observando, assim, o processo de elaboração do plano, é possível identificar formas de silenciamento das diferenças nesses aparelhos ideológicos, na tentativa de absorção do acontecimento da emergência do discurso da diversidade no Brasil, fazendo com que não se produza uma ruptura das redes de sentido dominantes até então
metadata.dc.description.abstractother: The objective of this research, enrolled in the theoretical and methodological apparatus of Pêcheux and Orlandi, is to investigate whether multiculturalism and cultural diversity discourse is a discursive event within the political discourse concerning culture in Brazil. In the search of this functioning, appears the discourse of multiculturalism/cultural diversity, as a form of signifying difference as variety and how this variety has received a positive value in both Brazil and Canada. Said discourse emerges in Canada during the 1960s and developed with the signifier, multiculturalism, and not cultural diversity. On the other hand, in Brazil, cultural diversity discourse only begins to make an impact after the end of the military-civil dictatorship (1964-1985) and during the process of the Constituent Assembly (1987-1988). However, under the Lula era (2003-2010) and the influence of said discourse, it is possible to observe a displacement from a discourse about difference to a discourse of difference. This displacement is evidenced by ideological state apparatuses of “hearing the people” like conferences, seminars, and colloquiums designed to incorporate voices of difference in the elaboration of public cultural policies, including the Plano Nacional de Cultura [National Cultural Plan] (2010-2020), the main corpus of this thesis. By observing the development of the aforementioned plan it is possible to identify the ways in which difference is silenced within said ideological apparatuses in an attempt to absorb the emergent discursive event of diversity in Brazil in order that there not be a rupture with present webs of dominant meaning
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9994
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