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dc.contributor.advisorViegas, Ilana da Silva Rebello-
dc.contributor.authorTerra, Marcia Figueiredo de Assis-
dc.date.accessioned2019-06-17T15:35:23Z-
dc.date.available2019-06-17T15:35:23Z-
dc.date.issued2019-01-18-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9997-
dc.description.abstractHoje, a cada instante, somos surpreendidos com os avanços na área de comunicação, que por consequência, afetam a linguagem. A publicidade é o meio de comunicação em massa que, atento a essas mudanças, reinventa-se e busca comunicar de maneira cada vez mais eficaz e sedutora, renovando-se, constantemente ao adotar novas estratégias. Tendo isso em mente, o presente trabalho tem por objetivo investigar a função dos emojis na mensagem publicitária e os imaginários sociodiscursivos evocados, a partir da análise de nove peças publicitárias, veiculadas entre os anos de 2015 e 2018, sob à luz da teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, desenvolvida por Patrick Charaudeau. Para tal análise, serão consideradas as noções de sujeitos do ato de linguagem, o processo de semiotização do mundo, contrato de comunicação, visadas discursivas, bem como a noção de imaginários sociodiscursivos, pois, afinal, a mensagem publicitária é construída sob representações sociais. Por fim, para a análise do texto não verbal, são consideradas também algumas noções da teoria dos signos de Charles Sanders Peirce e da Gramática do Design Visual de Kress e Van Leeuwen. Espera-se, dessa forma, contribuir com as pesquisas no campo da comunicação humana e das ciências da linguagem e, de alguma forma, com o ensino de língua materna.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by secretaria pós-letras repositorio (secretaria.repositorio@gmail.com) on 2019-05-16T14:37:58Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Final Com ficha catalografica.pdf: 3588948 bytes, checksum: bf3e62890ea4999b6b426ea515c8c1b1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jussara Figueiredo (jussaramoore50@gmail.com) on 2019-06-17T15:35:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Final Com ficha catalografica.pdf: 3588948 bytes, checksum: bf3e62890ea4999b6b426ea515c8c1b1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-17T15:35:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Final Com ficha catalografica.pdf: 3588948 bytes, checksum: bf3e62890ea4999b6b426ea515c8c1b1 (MD5) Previous issue date: 2019-01-18en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleEmojis como nova estratégia no discurso publicitáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSemiolinguísticapt_BR
dc.subject.keywordPublicidadept_BR
dc.subject.keywordEmojispt_BR
dc.contributor.membersMonnerat, Rosane Santos Mauro-
dc.contributor.membersSantos, Adriano Oliveira-
dc.degree.levelmestrado acadêmicopt_BR
dc.subject.descriptorSemióticapt_BR
dc.subject.descriptorAnálise do discursopt_BR
dc.subject.descriptorPublicidadept_BR
dc.subject.keywordotherSemiolinguisticpt_BR
dc.subject.keywordotherPublicitypt_BR
dc.subject.keywordotherEmojispt_BR
dc.description.abstractotherToday, every moment, we are surprised by the advances in the area of communication, which consequently affect the language. Advertising is the means of mass communication that, aware of these changes, reinvents itself and seeks to communicate in an increasingly effective and seductive way, renewing itself, constantly when adopting new strategies. With this in mind, the present work aims to investigate the role of emoji in the advertising message and the sociodiscursive imaginaries evoked from the analysis of nine advertising pieces between the years 2015 and 2018, under the light of the Semiolinguistic theory of Analysis of Discourse, developed by Patrick Charaudeau. For this analysis, the notions of subjects of the language act, the World Semiotization Process, Communication Contract, Discursive Targets, as well as the notion of Sociodiscursive Imaginaries will be considered, after all the advertising message is constructed under social representations. Finally, for the analysis of the nonverbal text, some notions of the theory of the signs of Charles Sanders Peirce and the Grammar of the Visual Design of Kress and Van Leeuwen are also considered. It is hoped, therefore, to contribute to research in the field of human communication and language sciences and, in some way, to the teaching of mother tongue.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.degree.date2018-11-29-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
dc.description.physical154fpt_BR
Appears in Collections:POSLING - Tese e Dissertação

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