Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9999
Title: A influência dos animes na escolha do Japão como destino turístico para brasileiros
Authors: Oliveira, Lorrany Caileaux de
metadata.dc.contributor.advisor: Fonseca Filho, Ari da Silva
metadata.dc.contributor.members: Godoy, Karla Estelita
Bidão, Adriano da Costa
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Oliveira, Lorrany Caileaux de. A Influência dos Animes na Escolha do Japão Como Destino Turístico Para Brasileiros. 2018. 71f. : il. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo)-Departamento de Turismo, Universidade Federal Fluminense, 2018.
Abstract: Os animes são parte intrínseca da cultura atual japonesa, fazendo parte de um nicho da cultura pop do país, influenciando a forma de viver desse povo, já que os animes se tornam recorrentes em seus cotidianos. O presente trabalho tem como objetivo geral compreender a influência dos animes na escolha de brasileiros pelo Japão como destino turístico. Para tanto, os objetivos específicos são: levantar literatura referente à perspectiva cultural do turismo; estudar a relação do turismo e o audiovisual; investigar a cultura pop japonesa no Japão e no Brasil; juntamente com a uma análise do que é o Cool Japan e como os animes estão envolvidos com essa iniciativa governamental, finalizando com o levantamento de uma pesquisa com enfoque nos animes como elementos influenciadores na escolha do destino Japão pelos brasileiros. A pesquisa de natureza quantitativa desenvolve-se por meio da aplicação de um questionário online, para descobrir a existência ou a negativa dela com relação a uma demanda latente por influência dos animes, tendo dentro do corpo do questionário as principais questões estão em torno das motivações e os animes que os levaram a escolher o Japão como futuro possível destino turístico. Do total de entrevistados, 73,3% afirmam ter intenções de viajar para o Japão motivados pela influência dos animes, confirmando a existência de uma demanda brasileira, respondendo, então, a pergunta norteadora deste trabalho.
metadata.dc.description.abstractother: Animes are an intrinsic part of the current Japanese culture, being part of a pop culture niche of the country, influencing the way of living of this people, since the animes become recurrent in their daily lives not only through the shows of the animated series, because many of the advertising and business marketing use these animes as a way to propagate their products, including creating animes solely for that purpose. The present work has as general objective to understand the influence of animes in the choice of Brazilians by Japan as a tourist destination. Therefore, the specific objectives are: to raise literature regarding the cultural perspective of tourism; study the relationship between tourism and audiovisual; investigating Japanese pop culture in Japan and Brazil; along with an analysis of what Cool Japan is and how animes are involved with this governmental initiative, ending with the survey of a research focused on the animes as influential elements in the choice of the destination Japan by the Brazilians. Quantitative research is developed through the application of an online questionnaire to find out the existence or the negative of it in relation to a latent demand by the influence of animes, having within the body of the questionnaire the main questions are around the motivations and the animes that led them to choose Japan as a possible future tourist destination. Of the total number of respondents, 73.3% said they had intentions of traveling to Japan motivated by the influence of animes, confirming the existence of a Brazilian demand, answering the guiding question of this work.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9999
Appears in Collections:GTH - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lorrany Caileaux de Oliveira.pdfTCC1.35 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons