O RATO VAI À GUERRA: COMO MICKEY MOUSE SE TORNOU UMA IMAGEM DE PODER DOS EUA, 1928-1946
Propaganda
Crise econômica, 1929
Guerra Mundial, 1939-1945
Estados Unidos - aspecto político
Disney, Walt, 1901-1966
Abstract
Esta dissertação propõe uma reflexão sobre experiências visuais no contexto histórico,
político e cultural do final dos anos 1920, na década de 1930, até o final da Segunda
Guerra, a partir do personagem cinematográfico dos cartoons Mickey Mouse, criado
nos EUA por Walt Disney. A partir da análise dos curtas animados com esse
personagem, com atenção para com as complexidades do ato de olhar, tenta-se perceber
como, e se, os recursos cinematográficos são utilizados para fazer surtir efeitos
didáticos, de atração ou com a finalidade de cooptar pessoas, de moldar preferências e
compartilhar valores intangíveis e de fazer propaganda política. A ideia é reconhecer
discursos sobre identidade, nação, alteridade, gênero, raça, nos filmes produzidos com o
Mickey Mouse, e tentar entender como o personagem passou de intrépido pioneiro da
sonorização a ícone nacional. E, principalmente, perceber qual é a sua substância social
e entender como foram construídos os sentidos que representou.
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Document type
DissertaçãoSource
KRAUSE, Kátia Iracema. O rato vai à guerra: como Mickey Mouse se tornou uma imagem de poder dos EUA, 1928-1946. 2011. 203f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.Subject(s)
Desenho animado - história e críticaPropaganda
Crise econômica, 1929
Guerra Mundial, 1939-1945
Estados Unidos - aspecto político
Disney, Walt, 1901-1966