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TENSÕES NA ESCOLA DO IMPERADOR: UMA CRÍTICA À HISTÓRIA ÚNICA DOS TRABALHADORES DO COLÉGIO PEDRO II (1837-1889)
Silva, Letícia Sousa Campos
Abstract
Esta tese teve como objeto o Colégio Pedro II no século XIX a partir de um ponto de vista que articulou os campos da história da educação e da história social do trabalho com as perspectivas decoloniais. Trata-se de um estudo cujo objetivo central foi encarar a escola como um espaço de trabalho e, portanto, examinar as condições laborais das pessoas a serviço desse estabelecimento de ensino desde sua fundação, em 1837, até o final do Império. A pesquisa pretendeu, ainda, dar visibilidade a trabalhadores que não têm sido lembrados nas narrativas construídas a respeito da instituição e desmonumentalizar uma obra tomada como seu sustentáculo – a saber: a Memória Histórica do Colégio de Pedro Segundo, publicada no ano de seu centenário. Por essa razão, fundamentou-se em um corpus documental variado contendo o Almanaque Laemmert, dispositivos legais, relatórios ministeriais e diversos manuscritos, sobretudo os papeis trocados entre os reitores do colégio e as autoridades imperiais. Assim procedendo, as principais discussões centraram-se nos impactos da ideologia liberal de vertente imperial-escravista sobre a organização escolar; na coexistência de livres e escravizados na composição da força de trabalho do colégio; nos conflitos decorrentes das relações laborais e nas estratégias para a mobilização de direitos com foco na atuação dos serventes africanos livres, dos inspetores de alunos e dos professores.
[Texto sem Formatação]
Document type
Tese
Source
SILVA, Letícia Sousa Campos. Tensões na Escola do Imperador: uma crítica à história única dos trabalhadores do Colégio Pedro II (1837-1889). 2023. 299 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
Subject(s)
Colégio Pedro II
Decolonialidade
Africanos livres
Inspetores de alunos
Professores
Colégio Pedro II
Memória
Decoloniality
Free Africans (liberated African)
Student inspectors
Teachers
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30745
License Term
CC-BY-SA
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