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O PNLD NO CONTEXTO DE RUPTURA INSTITUCIONAL: DESMONTE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA (2017-2021)
Oliveira, Igor Luis Santos Marques
Resumo
Esta dissertação historiciza o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) priorizando os sentidos políticos do Decreto nº 9099/2017. Problematizam-se os mecanismos de produção dos livros didáticos a partir da análise histórica da concepção desses materiais desde 1985, bem como a historicidade dos editais e guias do livro didático elaborados após o referido decreto. Demonstra-se a imbricação do PNLD com outras duas modificações curriculares postas em prática após 2016: a terceira versão da BNCC e a Reforma do Ensino Médio, mapeando a atuação de determinados sujeitos e as concepções curriculares subjacentes que explicam, também, o crescimento do mercado de sistemas estruturados de ensino. A atuação da imprensa alinhada com as modificações curriculares citadas é valorizada enquanto meio de produção de sentidos que as legitimam, especialmente no que se refere à noção de qualidade educacional. Identifica-se nesta documentação uma rede de “especialistas” que escrevem em grandes periódicos há décadas sobre assuntos educacionais, defendendo princípios de mercado para a organização da educação pública, além de transitar em cargos governamentais de determinados governos. Por fim, a pesquisa apresenta a configuração do produto “Livro Didático de História” por meio de entrevistas com autores desses materiais, analisando suas perspectivas e experiências no PNLD, além de algumas apropriações desses livros por parte de professores de História e seus estudantes.
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Dissertação
Fonte
OLIVEIRA, Igor Luis Santos Marques. O PNLD no contexto de ruptura institucional: desmonte de uma política pública (2017-2021). 2023. 158 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
Assunto(s)
PNLD
Mercado Editorial
BNCC
Novo Ensino Médio
Currículo
Programa Nacional do Livro Didático
Livro didático
Editorial Market
High School Reform
Curriculum
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30746
Termo da Licença
CC-BY-SA
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